quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Melhorias no layout da loja - atacado e varejo de materiais para escritório e diversos.

Pergunta enviada por Leonardo C. Moraes

Olá Caio.

Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente blog. Suas dicas valem Ouro!!
Trabalho em uma empresa de Atacado Varejo nos segmentos de material para escritório, escolar, festas, higiene e limpeza e embalagens diversas. A empresa não evoluiu em questão de layout e atendimento. Possui o mesmo layout de 10 anos atrás. Tive a iniciativa de propôr mudanças para 2009, inovando inteiramente a loja. Layout inteiror, padronização de uniformes, disposição de produtos, novos métodos de atendimento,etc.
Verificando a linha de materiais que empresa trabalha, gostaria de sugestões sobre principalmente layout. Basicamente são balcões pelas laterais e gôndolas ao meio da loja.
Como posso começar 2009 com uma empresa dentro das atualidades?

Sucesso!!

Att.
Leonardo C. Moraes.



Olá Leonardo

Obrigado pelos elogios ao blog.

E parabens pela iniciativa de propor mudanças. O varejo é dinâmico e pede intervenções e soluções a todo momento. Principalmente no que voce diz sobre atendimento e padronização, além de buscar sempre inserir novos produtos e categorias, atendendo à novas demandas de consumidores, são a chave para sempre vender bem, e quem sabe, vender mais.

Pelo o que voce me relata, acredito que um primeiro passo já foi dado, buscando aliar o atendimento de balcão com o auto-serviço no sentido de "catequisar" seu cliente a comprar sozinho, realizando o auto-serviço.

Como os materias que voce vende são bem distintos, mas focando principalmente em materiais de escritorio, escolar e festa, aconselho voce buscar analisar, dentro do layout da loja, quais produtos são considerados destino, ou quais produtos são considerados como venda por impulso por sua empresa.

É necessário criar uma valia em produtos. Por exemplo: Teoricamente, produtos de festa, são produtos de destino, pois ninguem compra chapeuzinho de aniversario por vontade, apenas por ocasião. Isso me levaria a pensar em colocar esse tipo de produto não "na cara do gol", mas em um local mais "ao fundo" da loja. Entretanto, se as pessoas nao sabem que você comercializa esse produto, sua empresa nao é reconhecida por vender este, e voces decidem que é um bom produto a se apostar, entao é melhor localizá-lo mais à entrada da loja mesmo.

Obviamente, da mesma maneira, material escolar, a partir do inicio do ano, deve estar na frente da loja, pois é quando a venda destes costuma a ser maior, podendo até mesmo ser categorizado como venda por impulso. Mas depois do inicio das aulas, pode até mesmo, ficar mais ao fundo da loja, pois vira produto de destino.

Sendo assim, sugiro um bom estudo em cima de tudo o que voce vende hoje, analisando o quanto é válido apostar em cada um destes. Talvez pelo sortimento diferenciado que voce possui, o melhor não é apostar em nada estático, mas buscar uma soluçao dinâmica para seu layout, onde este "se molda" as necessidades de seu cliente.

Para iniciar, que tal apenas um bom espaço de ofertas e sazonais na frente da loja ?
Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com