quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Dúvida de leitores: Como definir as cores para minha loja ?

Pergunta enviada por Cristiane Nogueira

Olá, Caio!
Gostaria de saber quais são as cores mais indicadas para serem usadasnuma loja de material de construção.
Obrigada,
Cristiane

Olá Cristiane.

Antes de mais nada, obrigado pelo envio da pergunta.

Essa é uma questão complicada, pois em varejo, nao existe cor certa. Existe sim posicionamento correto e cor adequada com este.

Quer ver um modelo ? Imagine a seguinte situação: Todo mundo fala que a melhor combinação para o varejo é a união do vermelho com o amarelo, certo ? Mas não é popular demais ? Imagine uma loja da Vivara ou da H.Stern pintadas em vermelho e amarelo....com certeza, nao daria certo, o produto seria desvalorizado....

Em materiais para construção, o caminho é basicamente o mesmo. Se for uma loja de bairro, com caráter mais popular, dá para apostar em tons mais alegres, tons mais vivos, como vermelho, amarelo, verde, laranja, e por aí vai.

Agora se for uma loja de acabamentos, com produtos mais elitizados, dessa maneira, é melhor apostar em tons mais sóbrios, como tons de verde ou azul escuro, além de tons de madeira, que evidenciam e valorizam os produtos. Mas tons escuros servem apenas para um bom contraste, sendo assim, sempre devem ser trabalhados com tons mais neutros, como branco ou areia.

Para não errar, aposte em tons neutros, mas tomando cuidado para não criar uma loja muito "fria" ao consumidor. Fria nesse sentido significa sem vida, sem aspecto promocional. Use a cor para criar um clima de festa, ideal ao que o varejo pede.

Principalmente em relação à utilização da cor branca, tome muito cuidado. Branco é bom pois amplia a loja, melhora a iluminação e a claridade da mesma. Entretanto, uma loja toda branca é uma loja toda morta, principalmente quando falamos de varejo popular. Branco em demasia somente serve para ambientes minimalistas e com conceitos de exclusividade. Acredito que nao seja seu caso.

Para saber mais, leia esse artigo que escrevi aqui no blog sobre a relação de cores com o comportamento do consumidor. Clique aqui

Um grande abraço e boas vendas !

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com