segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Duvidas de leitores: É uma boa sacada abrir um varejo de construção ?

Pergunta enviada por Michel Sarmento de Belém-PA

Olá, Caio,tenho 26 anos, sou formado em engenharia da computação e sou louco por empreendorismo, estou estudando o mercado de Belém-Pa e vejo que abrir uma loja de materiais de construção será uma boa sacada, estou aki pois gostaria de uma informações sobre o posso fazer para montar uma e quais os cuidados que devo tomar, desde já agradeço sua atenção

Olá Michel.

Primeiramente um bom 2009 para você.
Eu realmente acredito que voce deve ter cuidado com as "sacadas" de mercado.
Boa parte das empresas que surgem no mercado morrem exatamente pelo fato de que seus empreendedores nao conhecem muito bem nem do negócio, nem tampouco sobre o mercado.
Ja vimos os empreendedores passarem por diversas febres, como as das videolocadoras, as das pizzarias, lanhouses, etc. Acredito que da grande maioria que você deve ter assistido nascer até hoje, dá para contar nos dedos quais ainda estão em pleno funcionamento.
Há sempre um vizinho, um parente ou um amigo recomendando o que ele chama de "negócio da china", sendo por que fulano, beltrano ou ciclano estao ganhando horrores montando tal empreendimento.

Eu digo isso nao apenas para voce michel, mas para todos que de alguma maneira, pensam da mesma forma, ou parecido.
Para aqueles que ainda nao conhecem ou trabalharam em um varejo, saibam que abraçar o varejo, é abdicar de finais de semana, feriados, e tudo o que às vezes, um trabalho de carteira assinada pode oferecer. Para aqueles que pensam que "ser patrão", é apenas mandar, na grande maioria das vezes, o "patrão", acorda mais cedo e dorme mais tarde do que todos seus funcionários.

Para voce Michel, eu recomendo as seguinte sugestão:

1.) Realmente o mercado de construção anda promissor, mesmo com a crise. O setor é uma das principais alavancas de crescimento do atual governo federal e tem sido favorecido pela abertura de novas e mais fáceis linhas de crédito, bem como a expansão e o desenvolvimento das classes mais populares. Ha uma enorme defasagem de novas moradias e de infra-estrutura de moradias já existentes, sendo este ainda, um vasto filão a ser explorado.

2.) Eu recomendo que voce procure a ACOMAC de seu estado, ou ainda a própria Anamaco (www.anamaco.com.br), que poderão lhe fornecer melhores dados sobre o setor, ou sobre como operar melhor sua loja.

3.) Para se preparar como um bom empreendedor, acredito que o caminho seja procurar o SEBRAE de seu estado e se informar sobre o EMPRETEC, um curso voltado à formação de novos empreendedores. Dentro desse curso, voce poderá ter algumas respostas sobre o quão preparado você está até este momento para montar esse tipo de negócio.


Espero ter lhe ajudado,
Qualquer duvida é so mandar aqui para o blog !

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com