quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Dúvidas de leitores: Loja de comunicação visual

Pergunta enviada por Erika Nunes

Oi, estou pensando em abrir uma loja de comunicação visual e gostaria de saber quais os equipamentos que preciso,máquinas e tudo mais q vc possa me informar.
Desde ja agradeço.


Erika Nunes


Olá Erika.
Bem vinda ao blog.

Bom, na verdade, como eu sempre digo, ao montar uma loja, nao há uma regra exata sobre equipamentos, máquinas, etc. Tudo vai depender de qual o tipo de cliente que voce quer atingir, e isso é crucial para definir o mix que você vai oferecer.
Entretanto, sua pergunta remete à duas possibilidades:

1.) Se voce estiver falando de uma loja de suprimentos, eu aconselho você a visitar algumas boas lojas do ramo antes de optar por vender alguns materiais. Talvez uma visita à uma loja dessas lhe ajude em alguma decisão. Aqui em São Paulo, duas boas lojas são a Vick (http://www.vick.com.br/) e a Day Brasil (http://www.daybrasil.com.br/)

2.) Se você estiver falando de uma empresa que executa serviços de comunicação visual, como banners, adesivos e mais produtos de sinalização, eu acredito que o primeiro equipamento que você deve ter em mente deve ser uma plotter de recorte, para o corte de adesivos em vinil.
Quanto maior a "boca" dessa impressora, que pode ser de 0,80m/1,20m, para um começo de trabalhos, melhor para sua empresa. Entretanto, quanto maior a boca, para melhor aproveitamento, mais largos deverão ser as bobinas de adesivos. Se voce pensa em adquirir apenas bobinas pequenas, nao tem porque, num primeiro momento, possuir uma maquina de boa maior.
Outro equipamento em questão pode ser uma boa plotter de impressão, principalmente para a confecção de banners e outros materiais. Normalmente, esses equipamentos são bem mais caros dos que as plotters de recorte. Num primeiro momento, você pode tentar terceirizar sua impressão com outra empresa.
Obviamente, para gerir arquivos nessas duas máquinas é necessário um bom computador.
O que nao significa que voce precise de uma super maquina, a nao ser no caso de trabalhar com arquivos de imagens muito pesados. A maquina ideal deve ter potência suficiente para rodar e trabalhar arquivos em programas como Corel Draw e Photoshop.
Além do programa que voce precisará para sua plotter de recorte (cada empresa tem seu software compatível), acredito que esses dois programas (Corel e Photoshop) são suficientes para a grande maioria dos trabalhos que você realizará.
Se houver espaço, voce deve reservar uma área de sua empresa para a confecção e montagem de placas e banners. Nessa sala é necessário uma boa mesa. Quanto maior esta, melhor para a confecção de seus trabalhos.
Essa mesa será usada para cortar placas, adesivar, e até mesmo embalar as mesmas.

Espero ter lhe ajudado.
Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com/