segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Dúvidas de leitores: Montando uma loja de artigos de luxo.

Pergunta enviada por Aline Diorio

Olá Caio
Estava dando uma olhada em seu blog e me interessei bastante. Aproveito para pedir opinião sobre empreendimento.
Estou com um plano de negócios em fase final, quero montar uma loja de roupas femininas e masculinas, contando ainda com bijus e sapatos femininos. Quero atingir o público de classe alta e consequentemente em um ponto de fácil acesso a essas pessoas. Porém, estou um pouco insegura de colocar em prática esse sonho, devido a crise, mesmo sabendo que ela afetou apenas a classe média. Quero uma opinião sobre a implementação do meu sonho ou não.

Obrigada!

Aline Diorio

Olá Aline. Bem vinda ao blog !

Primeiramente parabéns por estar pensando em abrir um novo negócio. Antes de mais nada, lhe desejo muito sucesso nessa nova empreitada.
Bom, acho um pouco complicado eu opinar sobre se você deve ou não seguir seu sonho.
Sonhos são questão individuais, e na verdade o que importa muitas vezes, não é seu sonho em si, mas a motivação que esse sonho lhe traz, o qual essa é uma resposta que apenas você tem.

Acredito que a base do sucesso de um novo negócio muitas vezes não está no negócio em si, mas sim na motivação e no espírito empreendedor que te move.
Quantas vezes já não vimos pontos e negócios micados, que sob uma nova direção, não se tornam empresas de sucesso ?
Quantas vezes já não vimos pontos e negócios de sucesso, que sob nova direção, se tornam micados ?

Eu acredito que o primeiro passo, é uma boa preparação. Independente do negócio que você pretende abrir, acredito que uma boa dica é procurar a unidade do Sebrae mais próxima de você e buscar um curso chamado EMPRETEC. Existem diversos cursos de empreendedorismos, alguns até voltados para negócios específicos, como os de hotéis ou pousadas. Entretanto, sempre escuto boas recomendações sobre esse curso. Penso até mesmo em fazê-lo algum dia, à título de curiosidade e conhecimento.
Conversando com o pessoal do Sebrae, caso não deseje fazer um curso como este, garanto que eles terão excelentes dicas para você !

Sobre o momento atual, se esse seria um bom momento ou não para abrir uma loja, eu acredito que sim.Independente de qualquer crise, será sua capacidade de chamar a atenção e de atrair os clientes é que realmente conta.
Uma boa campanha, um bom atendimento para com esses novos clientes é que lhe trará o sucesso desejado.

Estar no local certo (“um ponto de fácil acesso a essas pessoas”) também é uma boa sacada. Se quiser se voltar para a classe alta, pode tentar estar onde todos seus concorrentes estão, entretanto, para esse público, muitas vezes focado em exclusividade, estar em locais estratégicos, ainda não explorados comercialmente, funcionando mais como um “achado” para esse tipo de público, também pode ser um grande atrativo. Entretanto, o seu esforço em bom atendimento e em fidelizar sua clientela será maior, afinal, será a boa divulgação boca-a-boca (marketing viral) que lhe trará sucesso.

A crise atingiu em cheio as compras à prazo, principalmente às ligadas à imóveis e automóveis. As compras que não precisam de parcelamento maior do que três ou quatro vezes, ainda não sentiram tanto os efeitos dessa crise.


Espero ter lhe ajudado

Um grande abraço e boas vendas !
Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com