quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Entendendo a crise: Copom abaixa a taxa Selic

Tivemos uma redução praticamente histórica, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu na noite desta quarta-feira reduzir sua taxa básica de juros, a Selic, em 1 ponto percentual, passando de 13,75% ao ano para 12,75%.

Centrais sindicais e entidades como a Fiesp, reclamam que a redução nao foi suficiente para o que se fazia necessário, ao mesmo tempo que autoridades como o próprio Ministro da Fazenda elogiam a sensatez do COPOM.

Essa é a primeira redução desde Julho/2008, e os indices de inflação abaixo da média, assim como a necessidade de se reaquecer a economia fizeram com que o COPOM cedesse à essa redução.

Isso me faz pensar em algumas hipoteses e teorias:

Entidades defendem que o Brasil precisa de uma taxa de juros muito abaixo dos 10%, provavelmente na casa de 8 ou 9%.

Obviamente, mesmo que o COPOM entenda que o melhor para o Brasil seja uma taxa nesses níveis, nenhuma redução pode ser tão brusca.

Uma redução muito brusca, levaria à um impacto muito forte para nossa economia, que apesar de todo o cenário, parece estar em situação confortável e controlada. Mesmo com todo esse cenário de desemprego, 2008 fechou o ano com o menor índice de desemprego em 6 anos.

Uma redução muito brusca, levaria à uma corrida às compras, à uma escassez na oferta de produtos, e por consequência, alta nos preços e inflação.

Mesmo que nao houvesse uma escassez de produtos, teríamos um cenário irreal de oferta e demanda, parecida com a que desencadeou todo o começo dessa crise.

Dessa forma, temos que comemorar que pela primeira vez em muito tempo, a montanha-russa dos juros parece estar iniciando uma rota de descida. Já subimos muito, espero que a descida seja suficiente.

Ao que parece, bons ventos estão em nosso caminho. Que venha a bonanza.

Um grande abraço e boas vendas !


Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com