quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Setor de material de construção cresce 9,5% no ano

Matéria publicada no site da Gouvêa de Souza

O setor de materiais de construção aumentou suas vendas em 9,5% no ano passado, de acordo com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). O faturamento do setor em 2008 foi de R$ 43,23 bilhões. Para 2009, a entidade está otimista e projeta uma expansão de 8,5%, já que o número de obras lançadas e vendidas no ano passado, cujos contratos têm de ser cumpridos, irá gerar a necessidade de consumo de material de construção. Segundo a Anamaco, somente o término das novas obras lançadas pelas construtoras trará um crescimento de 4% nas vendas.

Ontem foi lançada uma nova linha de crédito pelo governo, e espera-se que os juros dessas linhas abaixem ainda mais para as camadas mais populares, de modo a reaquecer o mercado.
A tendência, principalmente se contarmos que 85% do mercado é formado por pequenos varejistas, que atendem as classes mais populares, é de um mercado ainda mais fortalecido, na rota contrária do que vem acontecendo com o segmento de automóveis, por exemplo.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com/