terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Varejo prevê demitir menos do que a média nacional

Apesar da inevitável perda de ritmo no crescimento com a crise, o comércio varejista deverá registrar desaceleração mais branda do que os demais setores em 2009, inclusive no mercado de trabalho, avaliam especialistas. A justificativa é que os segmentos que dependem da renda, como super e hipermercados, devem manter o desempenho positivo.
O comércio tem a maior fatia de participação (19%) no total de ocupados nas seis principais regiões metropolitanas do país, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE.
Segundo os dados divulgados pelo Caged, o setor foi o que registrou menor redução no número de vagas (15.092) em dezembro, enquanto a indústria, por exemplo, desempregou 270 mil trabalhadores.
O chefe do departamento de economia da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Carlos Thadeu de Freitas, avalia que não haverá demissões significativas no setor pelo menos até março, quando a atual queima de estoques terá fim e ficará mais claro o cenário para o varejo em 2009.
Já Christian Travassos, economista da Fecomércio-RJ, prevê que haverá diferenças regionais importantes nos efeitos da crise no setor, inclusive no emprego.


Fonte: Monitor Mercantil

Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com