domingo, 8 de fevereiro de 2009

Crise: Qual a reflexão que tiramos dos efeitos dessa crise sobre o varejo ? Para onde vamos ?

Com tanta notícia ruim rondando por aí, qual a reflexão que temos de tudo o que está acontecendo ? Que lições tiramos dessa crise ?

Em minha opinião, olhando a partir do ponto de vista do varejo, e conversando ainda com diversos varejistas, nao os de grandes cadeias, mas os varejistas comuns, aquele dono de mercado de bairro ou daquele pequeno depósito que você conhece, a verdadeira sensação é de que o Brasil vive numa completa bolha, onde os efeitos são sentidos por alguns, mas completamente imperceptíveis para a grande maioria. Indo a um shopping, ou à um centro comercial, o movimento é o mesmo, e o povo continua a comprar.

O governo nao para de incentivar o povo para que nao pare de comprar. De incentivos a novos tipos de consorcios, a possiveis reduções de impostos, a ordem é nao parar o movimento de compra.

Entretanto, o proprio COPOM acredita tanto no movimento de compra, que decidiu reduzir a taxa de juros sob pressao, mas sabendo que uma redução maior levaria a uma verdadeira onda de compra, que de benéfica nao traria nada, pois com as produções em baixa, e os estoques idem, uma nova onda de correria levaria o país a um novo risco de inflação. Talvez tudo o que nao precisássemos nesse momento.

Aos grandes, continuem a lutar. Quanto melhores condições, melhor à todos. Aproveitem a maré baixa e o temor para ganharem vantagens fiscais e melhores condições junto à financeiras e bancos.

Aos pequenos e médios. Se acredita que a crise nao chegou até voce até o momento, feche os ouvidos e siga em frente. Provavelmente voce nao sera afetado.


Apesar de ainda vivermos momentos de intensa volatividade de mercados, fielmente acredito que o pior já passou. Os balanços já se foram, quem deveria quebrar já quebrou. Vivíamos momento de uma realidade impossível e agora tudo começa a tomar seu devido lugar. O mercado nao está diminuindo, está se adaptando. O temor é a única pedra em nosso caminho. Aliás, o temor foi até o momento, o único grande responsável por todo o resultado negativo em nosso país.

Conforme escutei o Alexandre Garcia falando à Rádio Eldorado: "Estávamos precisando de empréstimos e financiamentos para coisas que não precisávamos".

Eu acredito que essa frase é a síntese de tudo que estamos passando.

Nao se compara o que se aconteceu com os EUA ou a Europa, com o que acontece aqui. Os costumes e o comportamento de nosso consumidor é completamente diferente.



Um grande abraço e boas vendas a todos

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com/