quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Blitz: Mc Donald´s

Ola a todos

Hoje, com grande alegria, recebemos o primeiro e-mail vindo de um leitor, para a coluna BLITZ.
Essa é a foto enviada pela leitora Marcia R. Russo, de Ribeirão Preto, SP.
Vejam a foto que ela enviou e seu respectivo comentário:
Prezado Caio,
Ontem andando descontraidamente pelo Ribeirão Shopping (rede MULTIPLAN) nos deparamos com uma imagem inacreditável. Até ele mudou....isso mesmo ! A fachada da maior rede de FAST FOOD mundial está de cara nova.
Pasmem ! O vermelho e amarelo sumiram.
Está com um ar de restaurante de alto padrão, com acabamento em tons amadeirados, cadeiras estofadas e com amplo espaço para o público, isso quer dizer que, não podemos subestimar o mercado, a inovação está presente até mesmo em marcas mais conceituadas.
Na verdade confesso que não sei se gostei, parece que aquela imagem de infância foi embora.
Um grande abraço,
Marcia R. Russo

Olá Marcia !

Primeiramente, muito obrigado por enviar sua foto e comentário para o nosso blog.
A participação de vocês é sempre muito importante e ajuda a fortalecer o blog cada vez mais.
Essa "mudança" a qual você se refere sobre essa rede não é de hoje, e na verdade tem a ver com um novo posicionamento da marca, na busca de criar uma maior valia ao consumidor.
A primeira grande mudança tem a ver com uma mudança de atitude no comportamento do consumidor ao longo dos anos.
Você se lembra o que era comer no McDonald´s nos anos 80 ? O que significava realizar uma festa de aniversário lá ? Para muita gente, ir ao McDonald´s era praticamente um evento.
Ao longo do tempo, a rede foi se tornando mais "acessível" ao consumidor, e o valor de "evento" que possuia foi-se reduzindo, e comer no McDonald´s começou a se tornar, uma alternativa sem valor. Na verdade, uma alternativa de "refeição padrão" para muita gente.
Com o avanço da concorrência, e principalmente a valia criada por redes também vindas de fora, como Outback, Fryday´s e Applebee´s, a rede passou a buscar a valia de seus produtos novamente, buscando o conceito de "casual dining", ou jantar casual, na tradução literal, ou seja, aquela refeição com seus amigos, com uma alegria maior do que a "refeição do dia-a-dia".
Por isso, você tem razão quando cita que o mesmo agora ficou com jeitão de "restaurante de alto padrão". É essa mesmo a idéia.
O primeiro conceito adotado foi justamente esse conceito visual, onde sumiram o vermelho e a amarelo, principalmente por seu conceito "popular", "varejão". As antigas cores foram trocadas por cores mais sobrias e elitizadas, como o preto, o branco e os tons de madeira. Já cria uma outra identidade, não ?
O segundo conceito, foi o lançamento (e acredito que cada vez veremos mais produtos desse tipo), de produtos premiun, com lanches como o Big Tasty por exemplo, com valores "acima da média" para os produtos McDonald´s. O conceito é elitizar e desestigmatizar o caráter de "refeição sem valor" aos poucos.
Nao seriam loucos o suficiente, dado o volume de vendas, de uma hora para outra, resolverem elitizar os produtos. As consequências seriam terríveis.
Se tem uma coisa que aprendi em minha carreira, é que antes de mudar as regras do jogo, é necessário "catequizar" seu cliente. Aliás, já até falamos isso aqui no blog, neste post (clique aqui para ver o post "Catequizar o cliente").
Além disso, temos observado outros conceitos associados, como a criação da marca McCafé e o oferecimento de produtos diversificados no café da manhã. Reparou que até o café leva o nome de "premium" ?
É isso aí Marcia, mais uma vez, muito obrigado pela sua colaboração.
E você ? Tem alguma foto, ou algum trabalho que tenha realizado que deseja mostrar aqui no blog ? Faça como a Marcia e envie um e-mail para caio-camargo@uol.com.br, para a seção Blitz, não se esquecendo, de além da foto, colocar algum comentário e o local de onde a foto foi tirada.
Um grande abraço e boas vendas !

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO