sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Duvidas de leitores: Gerenciamento de categorias em minimercado. Como proceder ?

Pergunta enviada pelo leitor Sergio Burlamaqui

Olá Caio,

Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente blog sobre Varejo.

Ultimamente venho pensando em abrir um pequeno mercado, um minimercado.

Tenho procurado na Internet muitas informações, pois não sou da área, mas tem uma informação específica sobre este tipo de negócio que não encontro em lugar nenhum: disposição de produtos na gôndola e a relação de produtos entre eles.

Exemplo: se eu coloco um pacote de macarrão na gôndola, quais são os produtosrelacionados que devem estar próximos visando o consumo por impulso?

Com certeza deve existir estudos e diversas técnicas sobre o assunto.

Por acaso você teria algum artigo, ou um livro que possa indicar?

Poderia ser um assunto interessante para o blog também, porém muito específico.

Grande abraço e desde já agradeço sua atenção.
Sérgio Burlamaqui


Olá Sergio !
O assunto que você está buscando chama-se “Gerenciamento de Categorias”.
Esse é realmente um assunto complexo.
Dificilmente você encontrará uma receita “pronta” para esse tipo de situação.

Até pq. cada loja, ou minimercado, como no seu caso, terá um sortimento, ou “mix” de produtos totalmente diferente um dos outros.
Eu acredito que pelo menos em intenção, você já está trabalhando de maneira correta, desejando unir os produtos como em uma cadeia de compra.
Isso facilita muito a vida de seu consumidor, e influi diretamente e positivamente no resultado de suas vendas.

Existem alguns cursos a respeito, que poderão lhe fornecer melhores “pistas” para as perguntas que você está fazendo.
A empresa que melhor trabalha com esse tipo de situação, inclusive fornecendo soluções e softwares para um melhor gerenciamento é a ACNielsen.

Além disso, sempre é possível contratar um especialista, ou uma empresa que pode lhe fornecer este tipo de projeto específico.

Se acredita que não deve seguir nenhum desses caminhos, uma boa é visitar constantemente supermercados e hipermercados, e “sacar” um processo de organização que seja compatível e eficiente com o tipo de varejo que você pretende. Deixe de enxergar o supermercado como um consumidor, e tenha os olhos de um especialista, ligando uma coisa a outra. Vai entender rapidamente a lógica de compra. Acredito que algumas matérias postadas aqui na coluna “comportamento do consumidor”, lhe fornecerão alguns porquês de localização de produtos.

Algumas dicas que posso lhe fornecer, e que são bem gerais sobre esse tipo de organização:

Pães, Carnes e Sacarias devem estar ao fundo do supermercado. São produtos destino, e colocados ao fundo da loja, fazem com que seu consumidor ande por toda a loja (e talvez compre outros produtos) até chegar à eles.

Se resolver que refrigerantes e cervejas devem estar à frente da loja, principalmente os refrigerados, não esquecer de colocar salgadinhos, balas e biscoitos próximos à estes. Isso provoca a venda casada, principalmente desse tipo de produto, que é considerado, produto de impulso. Provoque o impulso sempre.
Falando ainda de refrigerantes e cervejas. Primeiro os enlatados e engarrafados. Sucos e outras bebidas “mais baratas”, devem estar mais ao fundo, ou em uma situação que funcionem como opção secundária de compra.

Uma coisa muito importante é utilizar, sempre que possível expositores do tipo “cross-selling” ou de “cross-merchandising” (a mesma nomenclatura, mas se trata daqueles “ganchinhos” pendurados nas gôndolas), buscando oferecer produtos complementares aos produtos de destino. Um exemplo: Um gancho de cross-selling oferecendo queijo ralado junto das latas e pacotes de molho de tomate.

Eu espero ter lhe ajudado.
Alguns links:

ACNielsen: http://www.acnielsen.com.br/
ECR Brasil: http://www.ecrbrasil.com.br/


Espero ter lhe ajudado !Um grande abraço e boas vendas !

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
@falandodevarejo
http://www.falandodevarejo.com.br/