quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Duvidas de leitores: Loja de informática: como vender melhor ?

Pergunta enviada por Ariadne Moreira da High Tech Informática

Olá Caio

Seguinte, trabalhamos no ramo de informática, e a loja simplismente está morta.

Temos a matriz que vende muito, temos uma filial em um shopping que também vende bastante, mas uma das lojas não estamos conseguindo atrair o público alvo que é varejo, e sinceramente não sei qual solução oferecer, eu sou uma simples funcionária, mas que se preocupa com a empresa onde trabalho.
E gostaria de oferecer uma solução aos diretores, andei lendo algumas de suas matérias e acredito que vc possa me ajudar.

A nossa loja é muito bonita, em local apresentavel e temos ótimos profissionais, o gerente disse que não sabe mais o que fazer, bem ai ta algumas caracteristicas, se precisar de mais alguma coisa me avise.
Obrigada!




Ola Ariadne.

Pelo seu diagnóstico, tenho a seguinte consideração:

Sua loja nao vende por um desses dois motivos: Ou ela não possui ofertas interessantes (ou seja, a concorrência oferece melhores produtos ou melhores preços que você), ou os clientes simplesmente desconhecem a presença de sua loja.

Eu espero que nao seja nenhum desses casos, entretanto, esses são mais comuns do que se pensa: Voce monta a loja, equipa e abastece a mesma de maneira impecável, porém esquece de mencionar ou causar o famoso "burburinho" sobre a abertura da mesma.

Se ainda nao o fizeram, o caso seja de talvez buscar aparecer no bairro com promoções, folhetos, tablóides e o principal: uma boa fachada, com aspecto promocionalmente agressivo, que venda a loja por si própria.

Se a questão for em relação à concorrência, estar atento sempre sobre o que a mesma está oferecendo tanto em relação à preços, quanto na relação de produtos e serviços é basicamente um dever de todo varejista.

Como já falamos em outras situações, às vezes, ter menor preço, nao significa exclusivamente que os consumidores terão como preferencia sua loja. Interessante mesmo é oferecer um bom serviço ou um bom atendimento.

Se nada disso estiver funcionando, nem merchandising, nem marketing, talvez seja necessário uma análise profunda sobre como seus clientes estão sendo atendindo, e se existe alguma etapa do processo do qual vem deixando seus clientes descontentes e por consequencia, nao retornando à sua loja. Sugiro bancar o "cliente oculto", comparando o processo de compra em sua loja, com o processo de compra nas lojas da concorrência.

Ainda pensando da mesma maneira, ainda há uma outra hipotese: Talvez as pessoas nao vejam "necessidade" em sua loja. Talvez o ponto onde sua loja está localizada nao favoreça a venda dos produtos que voces por ora comercializam, que eu acredito que seja produtos de informática.

Não conhecendo a região, nao tenho como fazer um diagnóstico como este, mas sugiro a voces que procurem as causas nao somente na loja, mas talvez no próprio macroambiente (região) na qual voces estão localizados.

Será que a loja nao está tão bonita, ou impecalvelmente perfeita que está inibindo seus consumidores ? Será que nao parece cara demais e acaba por afugentar seus clientes ?Eu espero ter lhe ajudado


Um grande abraço e boas vendas


Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com/

(continuem mandando suas duvidas para caio-camargo@uol.com.br - todas as perguntas são respondidas e publicadas aqui no blog, e o melhor, grátis.)