terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Dúvidas de leitores: O que é melhor para a fachada ?

Pergunta enviada pelo leitor João Victor Almeida, da Divinor (Salvador/BA)

Olá Caio,

Nós somos aqui de Salvador-BA, e nesse período de baixa nas vendas, pensamos em renovar a fachada da nossa loja. Li seu artigo sobre fachadas e acredito que será de grande ajuda sua opinião. Trabalhamos com forros, divisórias e iluminação, temos o layout da fachada, (que infelizmente não pode ter mais do que 60cm de altura), e gostaria que, por favor, desse uma olhada e opinasse a respeito.





Agradeço desde já.
João Victor Almeida





Olá João Victor

Existem duas coisas que são necessárias levar em consideração.

Antes de considerar qualquer anúncio ou letreiro disposto em uma fachada, o que devemos levar em consideração é principalmente a visibilidade deste, o quanto este será visível. De acordo com essas questões relativas à localização e disposição de informações, podemos saber onde deve ser exposto da maneira correta o logotipo, onde devemos dispor informações, se vale a pena dispormos muitas ou poucas informações e por aí vai. Um exemplo:

Quando falamos em um outdoor, devemos considerar, por exemplo, que a pessoa fará a leitura enquanto está passeando de carro, e portanto, não adianta colocarmos muitas informações, ou letras pequenas. A informação deve ser lida em um instante, e entendida da mesma forma. Só assim o mesmo é eficaz.

Quando falamos de ”fachada”, devemos considerar o conjunto como um todo, composto de edificação + anúncios (painéis) e não apenas a lona ou o letreiro isolados. Um painel como este pode ser excelente para uma loja, e péssimo para outra. Não dá para considerar isoladamente.

Quanto ao layout e disposição de informações, de maneira geral, eu acredito que o resultado está muito interessante.


Existe um bom peso para a marca, talvez ainda em formação, e por isso, você resolver salientar as informações forros-divisórias-iluminação, o que é muito importante. As pessoas buscam sua loja ainda pelos produtos, não por sua marca. Essa pode ser uma boa estratégia.



Outra questão interessante, é o telefone em letras garrafais e a utilização de imagens ilustrativas. Isso facilita muito à compreensão de seus consumidores, e auxilia a “lembrar” que você existe no local.

O material no qual você usa para dispor estas informações também é importante, pois pode agregar valor ou criar uma imagem para seu consumidor.
Painéis em lona são mais baratos, mas por serem uma solução usual, mas não costumam agregar valor à fachada.

Entretanto, pelo excelente custo x benefício, são ótimas para lojas de posicionamento e perfil popular

Boas opções de fechamento são painéis em madeira ou materiais metálicos, como alumínio ou ainda telhas metalizadas (dispostas no sentido horizontal criam uma ótima impressão)

Espero ter lhe ajudado.


Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com/