segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Duvidas de leitores: Participar de feiras é um bom investimento ?

Pergunta enviada pelo leitor Eduardo Mesquita:

Caio,

Em primeiro lugar, parabéns pela audiência do blog.
O assunto é interessante, mas tenha certeza de que se não fosse pela qualidade dos textos, não teria chegado a tanto.

Gostaria de lhe perguntar sobre participações em feiras.Minha loja é pequena e o capital, logicamente, curto.
Em março haverá aqui na cidade uma grande feira do setor (pesca), gostaria da avaliação do "Falando de Varejo" sobre a transferência da verba de marketing para a exposição na feira, se há algum índice de clientes residuais que possa ser considerado, se é compensatória a exposição da marca num evento tão importante e se essas feiras são uma grande oportunidade de negócios e marketing ou apenas um exercicío de vaidade do proprietário.

Um grande abraço,

Eduardo.

Olá Eduardo !

Feiras costumam ser uma excelente oportunidade de negócios, tanto para quem visita, quanto para está expondo.
Existem dois tipos de feiras: As abertas apenas para profissionais do setor, e as abertas para o grande público em geral.

Se a feira for aberta apenas para empresas e empresários de um determinado setor, é interessante, pois em apenas um dia é possível criar parcerias e contatos que levariam meses e até mesmo anos para serem criados.
Se a feira for aberta para o público em geral, muitas vezes, com direito à venda de produtos no próprio local, a feira se torna uma interessante ferramenta de marketing e divulgação, principalmente para empresas novas, que por dividirem o mesmo espaço, acabam por serem comparadas imediatamente com as empresas grandes e marcas consolidadas. Dependendo da qualidade de seus produtos, isso pode ser uma boa ou uma péssima idéia.

Entretanto, o mais importante quando se fala de feiras, é que o que deve ser avaliado é a importância para o setor (ou região) da mesma, e como esta está sendo divulgada, se atinge bem os seus clientes em potencial, se aparece em boas mídias e por aí vai. Importante também é verificar se existem entidades ou grupos apoiando a mesma. Quanto maior for a força desta, maior será sua necessidade de se fazer presente nesta.

E um lembrete: Muitas vezes, uma feira não lhe trará o resultado imediato. Não é estar bem em uma feira que irá lhe trazer sucesso, mas estar sempre presente pode ser a ferramenta que você precisa para estar sempre na cabeça de seu consumidor.

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com/



(E continuem a enviar sua dúvidas. Quer ver sua loja vender mais ? Mande sua pergunta para caio-camargo@uol.com.br Todas as perguntas serão respondidas aqui no blog)