quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Notícia: ABC Plaza cria gerência de merchandising

Nova área tem a missão de potencializar a imagem do shopping como um dos maiores e mais eficientes canais de divulgação e relacionamento com o público consumidor da região

O ABC Plaza Shopping, maior centro de compras da região do ABC, conta com uma importante novidade em sua estrutura organizacional. Trata-se da Gerência de Merchandising, criada para potencializar a imagem do empreendimento como um dos maiores e mais eficientes canais de divulgação e relacionamento com o público consumidor da região.

Com Área Bruta Locável (ABL) de 63 mil metros quadrados (entre as 15 maiores do país), arquitetura moderna e arejada, e fluxo de público mensal de 1,3 milhão de pessoas, o ABC Plaza aposta no merchandising para gerar receitas a partir de uma gestão estratégica de mídias, permitindo que conteúdos publicitários e institucionais sejam veiculados em diversos canais, como mídia digital, eventos, quiosques e espaços para adesivagem.

Embora já utilizasse o merchandising como ferramenta do marketing, a criação de uma gerência específica coincide com o lançamento de um projeto de mídia digital que irá explorar dois segmentos dentro do shopping: a área de circulação (que compreende todos os corredores) e a praça de alimentação.

O projeto conta com a utilização de dezenas de monitores de LCD de alta definição, no formato vertical de 40 a 50 polegadas, instalados em locais estratégicos. Por meio desses monitores, os clientes acompanham inserções comerciais, institucionais (como serviços internos gratuitos) e noticiário geral, incluindo previsão do tempo, cotação da bolsa de valores, curiosidades, entre outras informações relevantes para o público.

Programação segmentada
Administrado por uma empresa especializada no mercado de mídia digital, o projeto traz como um dos diferenciais a possibilidade de segmentação da programação, conforme o ambiente em que ela é exibida. “Clientes que estão na praça de alimentação, por exemplo, recebem uma programação específica, atendendo o interesse particular do público e, por consequência, gerando ao anunciante menor risco de dispersão”, explica Maurici de Araújo, profissional escolhido para gerenciar o merchandising do shopping.

O gerente – Aos 38 anos de idade, o executivo Maurici de Araújo chega ao comando da Gerência de Merchandising do ABC Plaza Shopping com o desafio de tornar realidade na região o que é uma tendência global. “O objetivo é potencializar a imagem do ABC Plaza como uma importante mídia na região. Por meio de uma gestão pontual, podemos agregar receitas e aprimorar o relacionamento com os clientes”, explica Araújo. Formado em Propaganda e Marketing e com especialização em Administração Mercadológica, o profissional leva para o cargo a experiência de 13 anos no mercado de shopping centers.

Perfil do ABC Plaza Shopping - O ABC Plaza Shopping é o principal centro de compras do ABC e figura entre os 13 maiores do país em ABL (Área Bruta Locável), com mais de 63 mil metros quadrados. Inaugurado em setembro de 1997, em Santo André, tem mais de 300 lojas, reunindo parte das marcas mais sólidas do varejo nacional, como Extra Hipermercados, C&C Casa e Construção, C&A, Pernambucanas, Ponto Frio, Marisa, Kalunga, Mc Donald´s e Burger King.