sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Notícia: Supermercados viram centros comerciais

Notícia publicada pela Gazeta Mercantil
C3(Gazeta Mercantil/1ª Página - Pág. 1)(Cintia Esteves)
Para ver a matéria no site, clique aqui

São Paulo, 13 de Fevereiro de 2009 - A busca por maior rentabilidade tem feito com que os supermercados busquem novas alternativas e as galerias comerciais estão entre elas. Os espaços ociosos nas áreas das lojas vêm ganhando importância estratégica no crescimento das redes e transformando-se em verdadeiros shopping centers. "Os supermercados estão se profissionalizando e hoje pode-se dizer que eles têm "visão" de shopping center. A maior parte das redes que tem lojas com galerias comerciais também possui um departamento especializado no assunto", conta Michel Brull consultor da Gouvêa de Souza, especializada em varejo. Edson Emygdio, diretor da divisão de galerias e imóveis do grupo Pão de Açúcar, confirma que o tamanho dos centros comerciais vem aumentando nos supermercados.

Mas o executivo diz que a evolução das galerias não se resume ao tamanho dos espaços dedicados a elas. "As necessidades demonstradas pelos clientes nos pressiona a colocar sempre novidades em termos de novas marcas, assim como introduzir uma arquitetura mais moderna", explica Emygdio. Atualmente, os contratos de locação das galerias, que costumam variar de 36 a 48 meses, estipulam um aluguel baseado em um percentual de acordo com o faturamento da loja ou um valor mínimo pré-estabelecido.

Os supermercados também fazem a cobrança de luvas, exatamente como ocorre nos contratos de lojistas com shopping centers.