quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Notícias: Como evitar rupturas nas empresas familiares

Notícia publicada no Portal Fator Brasil

O custo do dinheiro no Brasil faz com que os acionistas e proprietários das empresas familiares revertam as receitas que geram para o próprio negócio, dificultando o acúmulo de riqueza pessoal. Esta foi uma das principais questões discutidas ontem por cerca de 25 empresários - acionistas e herdeiros de empresas familiares - durante reunião no WTC Clube de Negócios de São Paulo.

Segundo o consultor Fernando Curado, presidente do Comitê de Empresas Familiares do WTC Clube de Negócios, é preciso que as empresas desse segmento aprendam a separar as riquezas pessoais do próprio negócio, para manter a saúde financeira tanto da empresa quanto da família.

Em sua palestra, ele destacou também que é comum os problemas das empresas familiares serem atribuídos a diferenças de relacionamentos pessoais mas muitas vezes essas questões têm origem econômica ou até tecnológica e acabam tornando-se pessoais quando não são detectadas a tempo. A próxima reunião do Comitê de Empresas Familiares ficou marcada para o mês de abril.


Perfil do WTC Clube de Negócios: O WTC Clube de Negócios faz parte do World Trade Center São Paulo e é uma rede internacional de relacionamento, presente em 314 cidades no mundo, em mais de 90 países, o que o posiciona como maior associação de executivos do planeta. O principal objetivo é promover o relacionamento entre seus sócios e estimular a internacionalização de negócios entre as empresas.