sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Vendendo bem no Carnaval

E é Carnaval. Chega a época de uma das comemorações mais importantes do país.
Turismo, hotelaria, gastronomia e outros serviços aproveitam da presença maciça de turistas e foliões para lucrar mais.

E o varejo ? E sua loja ? Como fazer para aproveitar mais essa onda de carnaval e folia ?

O clima é o de festa, e o ideal é procurar ao máximo representar na loja este mesmo clima. O Carnaval é uma das poucas épocas do ano onde o excesso visual e sonoro é encarado como normal pelos clientes. Cores, panfletos, musica, tudo pode ser utilizado para criar um clima festivo e descontraído no ponto de venda.

Papel picado: Papel picado, serpentinas e confetes dão o tom despojado e de ofertas que sua loja precisa. Na ausência ou na impossibilidade de contar com materiais como confetes prontos, simples jornais e revistas picados podem resolver a situação. Mas seja atento: Em quantidade pequena, parecerá mais sujeira e descuido do que folia. Por isso, não se acanhe: Abuse.

Som: A variedade é ampla, de simples músicas de CD´s e rádios, à presença de bandas ou até mesmo um karaokê improvisado, de tudo vale. O mais importante é não se esquecer de que, como estamos no Carnaval, a musica deve funcionar como uma fantasia, e refletir o clima, e todas as taxas referentes à prefeituras e impostos (como ECAD) devem estar regularizados, caso contrário, a folia poderá virar multa e dor de cabeça.

Crianças: Crianças são a alma do carnaval. Crie eventos e atividades voltados à criançada. Essa é uma roda de mão dupla. A criança distraída faz com que os pais ou acompanhantes tenham mais tranqüilidade para comprar, assim como simplesmente levar uma criança para participar da folia, já faz com que os mesmos se sintam desconfortáveis se nada levarem. De bandinhas, à pintura no rosto, passando por palhaços ou simplesmente um espaço para as crianças “pularem”, já é o suficiente. Não se esqueça de deixar uma pessoa qualificada para a supervisão e cuidado das crianças. A responsabilidade é sempre sua.

Ofertas: Aproveite que nem todos gostam de carnaval, e que muitos aproveitam o dia para descansar, ler jornal ou ver televisão, crie excelentes ofertas. Quem precisa comprar e não tinha tempo, vai procurar utilizar o tempo do feriadão para a compra. O que você vai oferecer para este cliente ?


Um grande abraço e boas vendas !
(e um ótimo Carnaval – proteja-se, e se beber, não dirija)

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com/