quarta-feira, 25 de março de 2009

Dúvida de leitores: Casal empreendedor - cores para loja de tecidos e para academia !

Pergunta enviada pela leitora Vanessa Jacobsen

Olá!

Caio,
Gostaria de saber quais as cores de tintas certas para abrir um comercio de tecidos, pois estou em dúvida .
Ah! meu namorado é dono de uma academia e gostaria de pintar de pintá-la e aproveitando o tema, saber quais cores ideais, pois a academia atende a clientes de todas as idades.

Ficaremos muito agradecidos por sua ajuda.

Atenciosamente,
Vanessa Jacobsen




Ola Vanessa.

Um casal de empreendedores, que bacana ! Primeiramente sucesso à voces em seus negócios próprios.Adoro ver que nao importa o que aconteça, nao importa as notícias, até mesmo pessimistas que vemos por aí, o Brasil está repleto de pessoas dispostas sempre a seguir em frente e lutar pelo o que acreditam. Continuem assim. A perseverança é um dos caminhos para o sucesso.

Vamos lá.

Bom, começando por você Vanessa.

Uma loja de tecidos ? O ideal é que você tivesse determinado o foco de seu cliente, se você pretende vender para um consumidor mais popular, ou se você pretende vender algo mais sofisticado, para um consumidor da mesma maneira. Isso mudaria algumas características essencias como a forma de atendimento, mas acredito que na questão de cores, tenho uma boa dica para você.

Pense comigo: Tecidos são coloridos, alegres, cheios de estampas e desenhos, certo ?
Nesse caso, nao podemos criar nada na parede que entre "em competição" com seu produto. Nós vamos vender tecidos, não paredes.
Nesse caso, recomendo à voce buscar tons neutros, principalmente os tons pastéis, preferencialmente os beges ou cremes, ou até mesmo um cinza bem claro, de modo a criar um ar de sofisticação em seus produtos, e por consequência, uma maior valia.

Lembre-se: Valia nao significa valor, entretanto, quanto maior a valia que seu cliente visualizar em sua loja ou produto, menor a importância que ele dará ao valor pago, ou seja, quanto maior a valia, mais você se afastará da concorrencia de preços.

Mas falando de tons pastéis ou de neutralidade: vale pintar de branco? A cor branca cria uma amplitude maior em sua loja e pode até criar um status sofisticado, como mencionei acima, entretanto, deve-se tomar cuidado, pois se o pé-direito da loja for muito alto, com paredes brancas expostas em excesso criaria um ambiente frio, chato para o consumidor.(lembre-se: voce vende produto, nao parede, entao, tente maximizar a exposição com prateleiras ou gondolas altas, ou até mesmo com painéis exibindo os tecidos). Varejo bom é aquele que hoje tambem funciona como um entretenimento para o consumidor, ou seja, é gostoso "passear" para a loja. Crie um clima agradável.

Ok ?

E falando da academia do seu namorado agora....
Atende à publico de todas a idades ? A academia mais do que um centro de atividades físicas, para muitos, também é um centro de convívio e atividades sociais. Quanto maior o atrativo, o conforto e o bem-estar de seus clientes, mais estes passam em sua academia, e por consequencia, por mais tempo decidem permanecer filiados à esta. Criar um vinculo social é uma maneira de assegurar seus clientes além do que somente para as atividades físicas.

E como criar esse vinculo ? Primeiramente com bons espaços, como uma lanchonete legal, ou ainda espaços para "nao se fazer nada", como bancos espalhados entre os equipamentos. E como as cores vão lhe ajudar nisso ? Em locais onde sejam exclusivamente utilizados para atividades, vale a dica de se utilizar cores fortes como verdes claros, laranjas e vermelhos e amarelos. Esses tons estão "cheios de energia", e proporcionam uma vitalidade extra aos seus frequentadores/utilizadores. Agora, nessas zonas de convivio, como um hall de entrada, ou um "lounge", ou qualquer outro espaço deste tipo, vale a pena a utilização de tons mais sóbrios e calmos, de modo a relaxar e fazer com que seu frequentador permaneça mais tempo no local. Tons como azuis, verdes e até mesmo vermelhos em tons mais escuros, lilás e outros, trarão paz e tranquilidade.

Um jogo legal é misturar pedras, revestimentos e outras texturas de tonalidades naturais, com essas cores, criando um clima agradável e autêntico.
Aproveitando que a luz também faz o clima: Luz branca e clara nas áreas de maior atividade. Luzes amareladas e de menor intensidade nessas zonas de convivio.



Espero ter ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.blogspot.com