segunda-feira, 23 de março de 2009

Dúvidas de leitores: Arquitetura Comercial

Pergunta enviada pela leitora Maria F. Debenest

Boa Tarde, Caio!

Cheguei ao seu blog, fazendo uma busca por cursos de especialização em arquitetura de varejo.
Sou arquiteta e trabalho, principalmente, com lojas de varejo (roupas, infantil, acessórios) e estou muito interessada em estudar mais e me especializar nessa área da arquitetura quem está cada vez mais necessitada de profissionais.
Você conhece alguma instituição que dê cursos de especialização voltada para projetos de lojas de varejo?
Tenho procurado, mas não tenho encontrado nada tão específico.

Grata desde já.

Maria F. Debenest


Olá Maria.

Que bom que chegou até aqui no blog.
O seu ponto de vista está corretíssimo. Ao passo que existem boas universidades de arquitetura, nenhuma tem preparado arquitetos para o trabalho de arquitetura comercial.

Como não sei em qual região do país você está, acho um pouco complicado indicar algum curso específico sobre arquitetura comercial, sobretudo, porque existem diversos cursos, entretanto, nenhum com tanto peso ou referencial de mercado. Dessa maneira, vou tomar a liberdade de te orientar sobre o que procurar em um curso como este.

O grande problema em relação à arquitetura comercial é que os cursos normalmente tem preparado profissionais de decoração de interiores, ou seja, projetos de lojinhas bonitinhas, mas que não criam os resultados esperados, principalmente no tangente à organização e disposição de produtos. O resultado são belas lojas que nao vendem nada.(pretendo falar nisso em um próximo post)

Assim como você, nao encontrei na formação de arquiteto todo o know-how necessário para arquitetura comercial, conseguindo "profundidade" nesse assunto apenas em uma pós-graduação em marketing, de modo todos os conceitos de beleza e funcionalidade propostas em projetos pudessem ser justificados através dos resultados.

Um "simples desenho", como muitos clientes consideram, levam em conta nao apenas alguns traços e a montagem de um quebra-cabeça, mas detalhes que poderão agregar ou destruir fatores como valor de marca, posicionamento, vendas, etc. Existe muita responsabilidade sobre cada traço executado.

Cuidado com cursos que só aplicam plástica e minimalismos. Existe um bom mercado para arquitetura comercial de luxo, mas um excelente mercado para arquitetura popular. Nesse caso o que conta muitas vezes é a organização de produtos, sem grandes investimentos. Parte daí a nossa função de arquiteto de adequar as necessidades do projeto dentro das realidades do cliente.

Lhe aconselho primeiramente uma boa base através de cursos de merchandising ou marketing de varejo, através desses, você poderá obter bons conceitos para justificar projetos e planejamentos. Alguns cursos voltados ao merchandising falam muito de temas como fachadas, mobiliários e até mesmo desenvolvimento de layouts. Aconselho principalmente os cursos relacionados ao POPAI (www.popaibrasil.com.br).

Mais do que criar belos projetos, que vendem num primeiro momento, lhe aconselho a buscar sempre criar "projetos eficazes". Esses sim, construirão uma carreira sólida dentro do mercado de arquitetura comercial.


Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com