sábado, 7 de março de 2009

Dúvidas de leitores: Como montar minha loja de uniformes ?

Pergunta enviada por Letícia Schartwz
Olá Caio, Tudo bem?

Parabéns pelo site e pela dedicação.

Sou profissional da área de marketing mas já trabalhei em vendas e em Trade e posso te falar que tenho uma queda enorme por arquitetura e decoração e dentro de deste contexto surge o desafio. Minha mãe possui uma pequena loja de uniformes escolares e queremos reformá-la.

A loja é estreita (+ ou - 3m), comprida (5-6m) e tenho uma variedade muito grande de produtos para uniformes profissionais e escolares.

Como posso alocar balcões, prateleiras, provadores, araras, caixa sem deixar a loja poluída demais?

Preciso ter uma separação entre a vitrine e o restante da loja?

Existe algum site/programa de simples utilização que eu mesma possa desenhar esse layout?

Muito obrigada.

Letícia


Ola Letícia

Agradeço aos elogios ao blog.

Parabéns pelo desejo de reforma, mesmo em tempos de crise. É assim mesmo que se faz! É nas adversidades que se criam oportunidades.
Essa é uma solução que eu acredito que crie uma loja interessante para vocês.

Mas antes gostaria de dizer que o seu layout será um dos poucos desenhos que provavelmente irei executar aqui no blog.
Eu bem que gostaria de atender a todas as solicitações de desenhos que chegassem ao blog a partir do momento que eu abrisse essa oportunidade.

Entretanto, desenho leva tempo, e exige estudos e informações mais complexas. Muitas vezes, são necessárias algumas conversas, até que se comece a formar algum desenho ou layout.

Layout não é “deseinho”, nem “plantinha”. É um estudo sério, com responsabilidade, que visa ampliar as vendas. Feito a esmo, sem nenhum cuidado ou critério, pode, além de criar um projeto caro, criar um projeto que não dê o resultado esperado, ou seja, que não venda nada.

Sendo assim, dificilmente atenderei a pedidos de desenhos, ou execução de plantas. O que pode ser feito, e tranqüilamente, é uma análise de uma proposta que você tenha em mãos. Se você tem um desenho e tem dúvidas sobre este, envie por e-mail e analisaremos aqui no blog. Com certeza.

Se desejarem que sejam criados layouts ou projetos mais complexos, basta entrar em contato, como muita gente vem fazendo.

Como o desenho pedido pela Letícia é relativamente simples, dado o tamanho da loja, ficou fácil e rápido desenhar uma solução.

Continuando:

Letícia, a primeira coisa a saber é qual o sentido de fluxo de seus pedestres na calçada ? Igual, mais a direita, ou à esquerda ? Esse pode ser um fator que nos ajude no trabalho. Eu criei o layout, imaginando um fluxo maior da esquerda para a direita. Se sua situação for exatamente o contrário, considere o contrário para o layout também ok ? Tudo o que está à direita vai para a esquerda e vice-versa.

Bom, levando em consideração o sentido que imaginei, coloquei uma vitrine bem em frente à sua loja, para chamar a atenção de quem passa. Fachada é boa, mas normalmente só são vistas dos carros ou de ônibus. Pedestre, quando anda pela rua, só olha para dentro da loja.

Sendo assim, a vitrine “informa” a todos que ali tem uma loja de uniformes.

A vitrine não precisa necessariamente ser fechada com vidros. Como se trata de roupas, um simples tablado, de mais ou menos 30cm de altura cria um bom impacto. A falta de um vidro cria uma maior amplitude para sua loja. Uma boa idéia, é usar o fundo da vitrine, para das duas uma:

Ou você coloca um painel com uma foto temática, para uma promoção ou oferta (o painel deve cobrir todo o fundo, como um grande cenário).

Ou você coloca um espelho (também cobrindo todo o fundo), que vai criar um efeito duplicado ao pedestre que passar em frente de sua loja. Vai parecer que sua loja tem o dobro do tamanho. Isso fica muito interessante.

Como uniformes são produtos destino, não há a preocupação durante o ano de se criar araras e produtos promocionais na porta da loja, como uma loja de vestuário tradicional. Evidentemente, em épocas chave, como a volta às aulas, vale de tudo para chamar a atenção, e você pode usar o pequeno espaço livre na entrada para uma pilha, um manequim de uniforme, um banner, ou o que mais sua imaginação permitir,

Corredores são importantes, pois eles criam profundidade na loja, e tornam sua loja maior, mais atrativa (o seu consumidor pensa assim: “se é maior, encontro tudo o que preciso aqui”)

Para ganharmos algum espaço, na parede oposta à vitrine algumas prateleiras, ou até mesmo um grande armário, para expor produtos e até mesmo guardar um pouco de estoque, se o pe direito de sua loja permitir.

Entre vitrine e prateleira, temos 1,50m de largura, portanto, se você quiser arriscar um móvel mais interessante, pode inclusive colocar um varão para cabides, mas aí a largura aumenta um pouco, para uns 70cm, e seu corredor vai para 1,30m (um pouco apertado, mas suficiente – tecnicamente, prefiro ficar com os 1,50m de corredor, para melhor amplitude da loja)

O provador fica ao lado da vitrine. Não tem segredo, coloque apenas um biombo com uma cortina e será suficiente. Não se esqueça de colocar alguns ganchos ou cabides para que se faça a troca de roupas com maior conforto. Um banquinho nessa área também ajuda bastante.

O balcão toma toda a largura da loja. Não é necessário que o balcão tenha vitrine, entretanto, você pode usar o verso dele também para estoque, principalmente de miudezas, que muitas vezes não precisam ser vistas, mas precisam estar à venda.

No fundo, na parede, otimize da melhor maneira possível, estocando o quanto for possível. Sem medo de ser feliz, utilize um armário que vá até o teto. Isso vai criar um impacto interessante em sua loja, principalmente para quem entra. Cria potência.

Ufa! Viu como até mesmo um desenho simples como esse está carregado de conceitos?

Se seguir os conselhos dados aqui pelo blog, envie para nós depois o resultado. Terei prazer em publicas as fotos.

Quanto ao programa que você pode usar, isso varia muito. AutoCad (mais provável, assim como seus variantes - existem diversos programas CAD no mercado), Corel Draw (foi o que eu utilizei para essa sua ilustração), e até mesmo papel quadriculado pode lhe ajudar nos estudos. Vai do que você realmente precisa.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com/