quarta-feira, 11 de março de 2009

Dúvidas de leitores: Convertendo informação em estratégia

Pergunta enviada por O Cozinheiro, de Bauru (SP)

Olá Caio

Gostei muito de suas exposições

Quais as melhores estratégias de comunicação para uma loja recem nascida, numa cidade do interior, que lida com produtos de marca, buscando alavancar suas vendas ?

A imagem é de uma loja sofisticada, e eu acho que esta criando certa repulsa em em clientes que poderiam comprar nossos produtos, porém este se sentem intimidados.

Grato,

O Cozinheiro.


Olá !

Obrigado pelas considerações ao blog.

Olha seu problema é bem interessante.

Primeiramente, tomei a liberdade de copiar a imagem de sua loja em seu site, para explicar melhor a resposta e as considerações. De quebra, acabou de ganhar publicidade gratuita...rs.



Olhei pelo site a qualidade do que você pretende oferecer. Não existe discussão quando afirmamos que o perfil de sua loja é AAA, até mesmo pelo apelo dos textos do site, ligados à marcas e parcerias, como no caso da Nespresso.

Existem aí algumas situações:

1.) Sua loja atua em um nicho de mercado. E esse nicho privilegia exatamente o que você vem oferecendo à eles. Exclusividade, boas marcas, valia de produtos e serviços.

2.) Existem um grande erro em querer abrir o mercado quando se trabalha segmentado nesse perfil de público, como no seu caso. Popularizar o ponto de venda, pode ao mesmo tempo que afasta seu cliente AAA, também não servir como resultado para atrair esse cliente o qual você acha que poderia comprar com você. Pode matar sua marca de uma maneira praticamente irreversível.

3.) Repulsa eu acho uma palavra muito forte. Acredito que seja intimidação ou até mesmo, completo descaso, pois boa parte das pessoas nas quais você acredita que sejam clientes em potencial, talvez não sabem reconhecer importância ou valia no que você oferece.

E é exatamente aí que você vai encontrar "a chave".
O desinteresse pode ser fruto da falta de informação. Crie demanda.

Não acho que seja caminho popularizar a loja, entretanto, acredito que um bom caminho seja o de "catequizar" seu cliente (leia esse artigo sobre o assunto, clicando aqui).

Esteja em eventos da cidade, crie concursos, e onde mais sua imaginação permitir, patrocinando, oferecendo cursos e degustações sobre produtos e técnicas. Um curso de barista gratuito em sua loja, pode levar muita gente que nunca se interessou sobre o assunto, a conhecer sua loja, a descobri-lo.

Faça parcerias com restaurantes da cidade, oferecendo o "cafezinho" após a conta, em uma maquina especial ao cliente, com direito à um belo cartaz ou display falando sobre a importância de um bom café ou sobre sua loja.

Fortaleça a informação, crie cultura de consumo, crie demanda, e seus clientes aparecerão.

Espero ter lhe ajudado,

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com/