quinta-feira, 12 de março de 2009

Dúvidas de leitores: Cores para loja de produtos para limpeza

Pergunta enviada pela leitora Roseli Sturion

Gostaria de saber qual as cores mais indicadas para pintar um comercio de produtos de limpeza e tambem sobre como arrumar as prateleiras de forma mais atraente para os clientes.

Obrigado,

Roseli


Olá Roseli

Algo muito limpo nos remete a que cor ? Branco !
Por isso, falando de ambiente interno de loja, acredito que a maior parte da loja, senão toda ela, deva trazer a cor branca como referencial.

Como estamos falando de uma loja de produtos de limpeza, acredito que quanto mais "clarinha" ao consumidor, melhor o aspecto junto aos produtos.

Da mesma maneira, como estamos falando de produtos e embalagens multicoloridas, vamos deixar o "show" por conta da exposição de suas mercadorias.

Caso o espaço de loja seja grande, eu aconselho a você talvez quebrar um pouco dessa cor branca com tons pastéis, principalmente rosas, azuis, amarelos e verdes, todos em tons muito claros, quase brancos.

A brincadeira com essas cores pode criar um ambiente alegre, mas essas cores só devem ser utilizadas em detalhes, como em uma faixa desenhada na parede por exemplo. Nada de pintar a loja inteira de verde ou azul, ok ?

Quanto à fachada, vamos levar em consideração que o produto de limpeza, dependendo do tipo de produto que você compra, muitas vezes é vendido unica e exclusivamente pelo fator preço. As pessoas compram em uma loja especializada esperando encontrar bons preços. Nesse caso, trabalhe a fachada evidenciando, se possível, suas ofertas e preços. Nesse caso, sua promoção fala até mesmo mais alto que sua própria marca, ok ?

Caso sua loja possua um perfil mais "profissional" desse tipo de produto, aí acredito que sua loja deve criar valia no que vende, mostrando inclusive produtos exclusivos, só encontrados em seu estabelecimento, ou dificilmente encontrados em qualquer local, como num supermercado, por exemplo. Vale a pena dizer isso em sua fachada. No caso da necessidade de criar valia, sua marca deve ser levada em consideração, pois ao longo do tempo deve ser procurado associar sua marca à busca desse tipo de produtos. Pensou limpeza, pensou (nome de sua loja).

Quanto à cor da fachada, num primeiro momento, você deve pensar em uma cor que crie destaque e chame a atenção. Caso a região permita, tente buscar a mesma identidade da parte interna da loja.

Quanto à exposição, na seção "Manual de Merchandising", estou colocando à disposição vários artigos sobre como expor melhor seus produtos no ponto-de-venda. Leve em consideração principalmente o conceito de "potência" de exposição, o qual eu acredito que será muito útil no seu caso.

Um conselho rápido é o de sempre ter uma boa pilha ou ilha na entrada da loja, com um grande chamariz para os clientes, algo como uma "oferta imperdível", até pq. no seu caso, trata-se produtos no qual posso comprar até mesmo por impulso, pois todos precisam de produtos de limpeza. Por que não comprar, se está num excelente preço, não é mesmo ?

Para saber mais sobre cores, clique aqui.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com