quinta-feira, 5 de março de 2009

Dúvidas de leitores:

Pergunta enviada por Ricardo, da Fretta Home Center (Criciúma - SC).

Caio,

Estamos realizando uma reforma na fachada de nossa loja, que é um varejo de eletrodomésticos, móveis, cama-mesa-banho e artigos para presentes (bazar). É caracterizada como uma loja de departamentos, e utilizamos como denominação "Fretta Home Center".

A loja está instalada em dois prédios contíguos, um mais antigo com 3 pavimentos e outro com 4 pavimentos, que estão integrados internamente nos andares superiores. Agora estamos realizando a integração interna do térreo e das fachadas.

A proposta arquitetônica para a nova fachada prevê a demolição do arco na entrada da loja, e a utilização de revestimento Alucobond e pele de vidro como elementos de integração dos dois prédios.

Gostaria de tua opinião sobre a retirada do arco e tua impressão sobre a nova fachada.

Att.Ricardo.


Olá Ricardo, bemvindo ao blog !

Antes de tudo, vamos mostrar aos leitores suas fachadas:
Essa é a fachada antiga do Ricardo, ainda com o arco:



Essa é a proposta que o Ricardo está planejando para a loja:



E vamos à resposta:

Eu sempre procuro NUNCA julgar uma fachada, um projeto, ou até mesmo um display pelo conceito de bonito, feio, ou algo do tipo.

Beleza é um conceito subjetivo.

O que é bom para um, pode nao parecer bom para o outro.

Sendo assim, vamos falar somente sobre o que funciona e o que não funciona.

Acredito que sua fachada possui pontos fortes e pontos que podem ser fortalecidos.

1.) Falando do que foi removido, acredito que a retirada do arco foi uma ótima escolha. Nao havia uma conversa entre o arco, o prédio, nem tampouco com o prédio do lado. Unificar tudo em uma unica linguagem é uma excelente estratégia. Veja como sua loja parece muito mais ampla.
Pelo que descreve, sua loja ainda é a mesma internamente, mas para seu cliente, será passada uma noção de ampliação, o que pode lhe atrair alguns consumidores curiosos. Reverta a curiosidade em compra.

2.) O uso do Alucobond é uma proposta interessante, entretanto, você deve estar atento, se segundo as leis do município onde está sua loja, "cobrir" as janelas do antigo prédio é permitido. Pode ser que voce tenha feito uma reforma completa e tenha fechado as mesmas. Isso é permitido. Entrentanto, se apenas colocou as placas sobre as janelas, deve procurar se informar junto à prefeitura de sua cidade.

3.) Uma coisa que me incomoda um pouco quando olho sua loja é que ela nao me passa um aspecto promocional. O desenho me remete mais à uma instituição bancária do que à uma loja, ou um home-center. O cinza do Alucobond e o vidro escuro (talvez necessário pela provável insolação), esfriam um pouco o aspecto promocional de sua loja. Na minha opinião, tentaria , pelo menos na testeira criada, utilizar um pouco mais de cor, como um azul ou até mesmo o laranja, presentes em seu logotipo.

4.) A última questão trata do posicionamento de sua loja. É ele, e não nenhum conceito de material ou cor que vai ditar o que é certo ou errado para você. Parando para analisar um pouco, caso sua loja atenda um cliente mais popular, acredito que lhe falta criar "promoção" na cara da loja. Falta um pouco de impacto. Falta preço, falta produto na porta da loja.

Falta "ABRIR A LOJA" para seu cliente (falamos sobre isso em alguns outros artigos, como aqui).

Se sua loja for de um público mais sofisticado, mesmo assim, procuraria tambem esquentar um pouco a fachada, ou brincar um pouco mais com as cores e fundos.

Espero ter lhe ajudado


Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com/

E você leitor ? Tem algum comentário sobre a fachada do Ricardo ? Deixe um comentário ao final desse post. Participe !