segunda-feira, 23 de março de 2009

Entrevista: Sylvio Mandel - Presidente da ABEIM

Ola a todos

Como o varejo têxtil tem se comportado durante essa crise ? Quais as expectativas do setor para este ano ?
Para responder à essas e outras dúvidas, o Falando de Varejo convidou o Sr. Sylvio Mandel, presidente da ABEIM, para falar a respeito.

Falando de Varejo (FV): Olá e muito prazer Sr.Mandel. Para quem ainda não conhece, fale um pouco sobre a ABEIM.

Sylvio Mandel: A Abeim - Associação Brasileira do Varejo Têxtil, fundada em agosto de 1999, congrega em âmbito nacional o varejo de grande superfície formado pelas grandes redes.

FV: Como o setor vem se comportando diante da crise ? O impacto no setor foi significativo ? Qual a expectativa para este ano ?

Sylvio Mandel: O setor estava preparado para as vendas de fim de ano e não validava a suposta crise, tanto que as vendas de janeiro e fevereiro não foram afetadas (até mesmo por causa das fortes liquidações do período). Já para as novas coleções a expectativa é menor pois de agora em diante é que vão aparecer os novos preços afetados pela crise
mas ainda sim há expectativas de crescimento para 2009.

FV: Quais são os grandes obstáculos do varejo têxtil de hoje enfrenta (tanto do ponto de vista das grandes redes, quanto dos pequenos lojistas) ?

Sylvio Mandel: Os obstáculos são relativos aos custos, em que há acréscimos a cada barreira encontrada. Por exemplo, defendemos a eliminação das Licenças de Importações (LIs) que afetam as grandes redes e as fazem perder tempo para emitir e liberar as LIs e ainda sim sem controle de cotas. Já os pequenos lojistas enfrentam dificuldades nas entregas de mercadorias (e matéria-prima) que se atrasam ao ficarem paradas nos portos.

FV: Qual a relação do varejo têxtil com sua respectiva indústria ? Na opinião da ABEIM, a indústria brasileira está preparada para atender à todas as demandas do setor, oferecendo qualidade e preços atrativos, ou a importação ainda parece uma boa alternativa ?

Sylvio Mandel: Em determinado segmento a importação é uma boa alternativa, principalmente quando diz respeito à malharia, tricô e jaquetas. A indústria brasileira não cobre - e nem tem interesse em cobrir - a demanda de artigos de inverno, em especial jaquetas e blusões, confeccionados em tecidos sintéticos (malharia retilínea, naylon e outras), bastante procurados pelo consumidor de média e baixa renda nos meses mais frios. Isso ocorre pois a indústria brasileira é focada na produção de artigos de verão devido a grande oferta de matéria-prima, como o algodão, e por ser um país tropical.

FV: Nos últimos anos, o crescimento brasileiro tem se dado principalmente à uma melhoria do poder aquisitivo das camadas mais populares da sociedade. O consumidor popular hoje está indo atrás de bens de consumo como celulares, tv a cabo, computadores e internet. É verificado que se em alguns setores de varejo, esse tipo de consumidor só buscava preço como referencial, hoje, podendo comparar e comprar melhor, já busca alternativas em função de qualidade, e em alguns casos, até mesmo marcas específicas. Como o varejo têxtil vem se preparando para a demanda deste novo consumidor ?

Sylvio Mandel: O status de certas coisas mudou um pouco, principalmente em épocas mais difíceis, como a atual, o vestuário é um status que prevalece pois além de ser atualizado, abastecido pela moda e adaptado ao gosto brasileiro, as grandes redes facilitam e parcelam os pagamentos alcançando um número maior de consumidores populares.

FV: Por último, agradecendo a entrevista, gostaria que o sr. deixasse o contato da associação para quem estiver interessado em obter maiores informações.


Sylvio Mandel: O site da Abeim é www.abeim.org.br e o telefone (11) 3641-0369.

Sylvio Mandel, o presidente da Abeim, é economista pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e acumula vasta experiência no varejo têxtil, são mais de 48 anos no varejo de grandes empresas de lojas de departamentos e marcas de prestígio, assim como Sears, Mesbla, Calvin Klein, Pernambucanas e Lojas Renner.