sexta-feira, 6 de março de 2009

Livro: Diferenciação no varejo - Como conquistar um lugar privilegiado na mente dos clientes

Modelo MAIS de gestão oferece ferramentas para que os varejistas tenham vendas e lucros acima de seus concorrentes

Os melhores varejistas são aqueles que reconhecem a necessidade de reinventar seus negócios e procuram estar à frente dos demais. Diferenciação no Varejo, como conquistar um lugar privilegiado na mente dos clientes, dos consultores Willard N. Ander e Neil Z Stern, que será lançado em fevereiro pela Gouvêa de Souza & MD, mostra como alcançar um lugar único na mente dos consumidores.

Os autores, dois dos principais consultores de varejo do mundo, oferecem linhas-mestras simples e diretas para varejistas que entendem que para vencer é preciso se destacar em relação aos concorrentes. Baseado em uma longa documentação das melhores práticas e da estratégia dos maiores varejistas americanos, o livro mostra o que separa os vencedores dos perdedores e traz lições vitais do que funciona e do que não funciona no ambiente varejista atual.

O livro apresenta o modelo de gestão MAIS, que define um posicionamento estratégico sólido e facilmente identificável pelos clientes, mas que dificilmente pode ser copiado pela concorrência. Esse modelo tem guiado líderes de negócios para fazer com que suas empresas sejam as melhores em uma de cinco áreas críticas: sortimento, preço, moda, atendimento ao cliente e velocidade. Estabelecer uma posição de liderança em uma dessas cinco áreas é, no final das contas, o segredo do sucesso do Wal-Mart, Home Depot, Target e outros varejistas de sucesso.
Diferenciação no Varejo oferece todas as ferramentas de que os varejistas precisam para estabelecer e implementar uma estratégia efetiva para o crescimento de longo prazo. O livro cobre todas as recentes tendências do varejo e apresenta dicas imbatíveis de como responder rapidamente às mudanças demográficas e do ambiente competitivo. O varejo tem tudo a ver com os consumidores, mas os clientes e suas preferências mudam rapidamente. Este livro mostra como acompanhar essas mudanças.

Sobre os autores

Willard N. Ander é sócio-sênior da McMillan/Doolittle, empresa americana de consultoria em varejo associada ao Ebeltoft Group. É especializado em estratégia, desenvolvimento de lojas e melhores práticas de varejo.
Neil Z. Stern é sócio-sênior da McMillan/Doolittle, especializado em planejamento estratégico e desenvolvimento de novos conceitos de varejo. É também editor do Retail Watch, newsletter da McMillan/Doolittle.