quinta-feira, 5 de março de 2009

Notícia: Estudo do Pão de Açúcar não detecta sinais de crise no consumoPor

Notícia publicada no Reporter Diário
Por Rodrigo Petry

O vice-presidente comercial e operacional do Pão de Açúcar, José Roberto Tambasco, disse hoje (04/03) que a companhia está monitorando desde setembro do ano passado o fluxo de clientes nas lojas e que até agora nenhuma alteração foi percebida. "De fato, há pouca alteração no consumo do varejo de alimentos, higiene e limpeza. Em não alimentos, a compra se mantém, mas com mais cautela", afirmou, em teleconferência com analistas.

O executivo ressaltou que a companhia vem apresentando crescimento no fluxo de clientes e no tíquete médio. No caso das operações de bazar (utilidades domésticas), têxtil, drogarias e postos de combustíveis, ele salientou que o crescimento se mantém "expressivo". "Estamos tendo no início do ano uma performance acima das expectativas. Não tivemos impacto significativo da crise nas vendas", destacou, sem citar porcentuais.

Na avaliação do presidente do conselho de administração do Pão de Açúcar, Abílio Diniz, a companhia pode ganhar participação de mercado sobre redes menores de supermercados, que estão mais "fragilizados com a crise". "O momento é difícil, mas o varejo não vive uma crise generalizada", afirmou. Segundo Diniz, o aumento da renda, a ascensão das classes C e D ao consumo e a baixa inflação vão garantir a manutenção do consumo nos supermercados.

Tambasco destacou ainda o crescimento das vendas nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, principalmente da última. "Tivemos uma reversão nas vendas no último trimestre do ano passado no Nordeste, que passaram a ficar em linha com o desempenho do restante do grupo, e se mantém neste início do ano", afirmou. (AE)