terça-feira, 24 de março de 2009

Notícias: Pequeno varejo avança no varejo eletrônico

Publicada por Mundo do Marketing

O crescimento do pequeno varejo no comércio eletrônico está provocando uma descentralização de participação no Brasil, mostra uma pesquisa da consultoria em comércio eletrônico e-bit. A líder B2W, grupo que controla a Americanas.com, Blockbuster, Shoptime e Submarino caiu 5,3 pontos percentuais para 39,5% no quarto trimestre de 2008, em uma comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o acumulado das dez maiores varejistas virtuais caiu 3,3 pontos para 72,8%.
Segundo Pedro Guasti, diretor-geral da consultoria e-bit, o motivo é o menor custo para implantação e divulgação on-line de uma loja aliado a uma maior oferta de ferramentas e fornecedores preparados para lidar com o varejo eletrônico. Uma melhor consciência do consumidor, que estaria escolhendo lojas que apresentassem melhores opções de compra ao invés de optar apenas por marcas e grifes famosas.
No quarto trimestre de 2008, as 50 maiores empresas de comércio eletrônico no Brasil detêm 83,9% de participação, um ponto percentual a menos que o mesmo período no ano anterior. No varejo físico tradicional, para fins de comparação, as 50 maiores empresas possuem 58% de market share, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados.