segunda-feira, 23 de março de 2009

Notícias: Varejo pode frear demissões na indústria

Publicada pelo Monitor Mercantil

Após um janeiro considerado surpreendente em termos de vendas, o setor varejista acredita que vai manter a trajetória de crescimento neste primeiro trimestre. Segundo redes com presença representativa nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, após um fevereiro mais fraco, a demanda se mantém aquecida em março, com vendas superiores a 10% sobre o mesmo mês do ano passado.
Algumas redes avaliam, inclusive, que foram cautelosas demais no final do ano e só não venderam mais por falta de produto. O maior otimismo nas vendas começa a estimular a retomada da produção de alguns bens de consumo duráveis destinados ao mercado interno, o que, na avaliação de especialistas, pode enfraquecer o processo de demissões da indústria em alguns segmentos específicos de agora em diante.
O economista sênior do BES Investimento Flávio Serrano afirma que os ganhos em termos de renda dos últimos anos é que vêm sustentando a evolução das vendas do varejo, mesmo com a piora registrada desde o início da crise no mercado de trabalho. "Com a correção dos estoques, na margem pode ocorrer uma retomada da atividade, não muito acentuada, mas razoável", diz.