sexta-feira, 13 de março de 2009

Notícias: Vendas do comércio surpreendem e voltam a crescer após três meses de queda

Notícia publicada pelo UOL Economia
(Com informações da Reuters)

Puxadas pelo mercado de veículos, as vendas do comércio varejista brasileiro voltaram a crescer em janeiro surpreendendo muitos analistas de mercado e interrompendo uma sequência de três meses de queda. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A alta foi de 1,4% em janeiro em relação a dezembro, no cálculo com ajuste sazonal (que permite uma comparação melhor entre meses diferentes). Em comparação com janeiro do ano passado, as vendas no primeiro mês deste foram 6% maiores. A previsão de analistas consultados pela agência de informações Reuters era de queda de 0,2% na comparação com o mês anterior e de alta de 3,9% sobre o mesmo período do ano passado.Nos 12 meses encerrados em janeiro, o crescimento foi de 8,7% em relação ao período imediatamente anterior (este cálculo não tem ajuste sazonal).

Veículos: vendas saltam 11%

O volume de vendas cresceu em sete dos dez grupos de produtos pesquisados. O de "veículos e motos, partes e peças" teve um aumento de 11,1% nas vendas em janeiro. O de "livros, jornais, revistas e papelaria" obteve alta de 7,6%, seguido por "móveis e eletrodomésticos" (7,1%). Tiveram desempenho negativo os setores de "equipamentos e material para escritório, informática e comunicação" (queda de 12,5%), "material e construção" (recuo de 2,8%) e combustíveis e lubrificantes (de 0,7%). Na comparação com janeiro do ano passado, apenas um setor teve queda das vendas, o de Tecidos, vestuário e calçados. Entre as altas, destacaram-se Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e Móveis e eletrodomésticos.O IBGE acrescentou que a receita nominal do comércio varejista avançou 2,1% em janeiro sobre dezembro e 11,9% na comparação com igual mês do ano passado

Ola a todos !

Uns falam que estamos indo bem, outros saindo do sufoco, outros que o pior já passou, outros que estamos começando a cair, e os mais pessimistas que estamamos à beira de uma recessão.

Tá difícil confiar em analistas hoje em dia. Tá mais fácil acreditar em horóscopo.
Nunca vi tanta informação desconexa. Acabou a previsão e reinou o "achismo".

Na dúvida, use atitude e crie suas oportunidades.
Leia e se informe, mas não confie somente nas notícias, confie em seu feeling.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com