terça-feira, 14 de abril de 2009

Datas Comemorativas: Por que usar ?

Ola a todos.

Mal acabamos de comer os ovos de Páscoa e já está todo mundo falando em Dias das Mães. Da mesma maneira, ainda estava caindo o último confete no salão de carnaval quando começaram a montagem dos aramados com ovos de páscoa.

É até que fácil se encontrar na Internet uma série de calendários com datas e eventos comemorativos, mas quando e porque utilizá-los ?

Todo o foco estratégico de marketing dos varejistas tem como objetivo conquistar o consumidor, buscando antecipar suas necessidades. Quem se antecipa, vende mais.
De um modo geral, quando não é possível antecipar essa necessidade, alguns setores do varejo tem buscado inclusive criar essas necessidades junto ao consumidor.

Vejamos nossos costumes: Já é hábito de longa data comprarmos presentes em datas como Dia das Mães, dos pais, dos namorados....mas e dia da avó? dia da sogra? Você tem costume de comprar presentes nessas datas? Mal sabe que havia essas datas? Pois bem, são datas que apesar de todo o mérito, tem forte apelo comercial e cada vez mais pretendem ser utilizadas pelo varejo e indústria.

Na verdade tudo se resume a criar o hábito.

Mas e para que tanta data? Como utilizar isso de forma correta?

Com um verdadeiro arsenal de datas comemorativas, voce tem a disposição de seu planejamento estrategico uma serie de oportunidades de conquistar e cativar seus clientes. Obviamente que nem todas as datas servem para todos os varejos, mas algumas são interessantes.

O calendário “básico” se resume à:

Ferias/ Verão
Volta às Aulas (pode ser antes do carnaval às vezes)
Carnaval
Pascoa
Dia das Mães
Dia dos Namorados
Festas Juninas (sera que ninguem consegue ser mais criativo do que “Arraial de Ofertas” ?)
Férias/Inverno
Dia dos Pais
Dia das Crianças
Natal
Ano Novo

Essas datas costumam a funcionar praticamente coladas umas às outras. Onde acaba uma campanha, costuma a inicia outra.
Dentro desse calendário, é possível se perceber dois fatores interessantes:

Setembro é um mês sem datas interessantes para o varejo. Alguns varejistas costumam a criar seus aniversarios neste mes, exatamente para criar algum “barulho” em uma época mais calma.
Final de Outubro e Novembro costumam a ser trabalhadas campanhas fortes, principalmente em função do 13o. salário. Para muitos consumidores, é a época das grandes compras, como a troca do carro, a compra da geladeira ou a reforma da casa.

Mas e todas as outras datas ?

Aí vai de cada tipo de varejo e oportunidade. Está em um local repleto de escritórios ? Está no varejo de flores, presentes ou chocolates ? Faça campanha para o dia da secretária ! Está próximo de muitas escolas ? Dia dos professores !

A criatividade fica por sua conta. O mais importante é poder utilizar essas datas para fugir um pouco da briga de preços, lugar comum das campanhas de varejo. Uma vez que nessas datas o que importa ao consumidor é agradar ao seu próximo, o presenteado, pouco importa o preço quando se encontra o presente ou produto “ideal”.

Então como sempre falamos aqui no blog, corra atrás de seu diferencial de mercado. Mais uma vez esse se mostra mais importante do que seu preço.


Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.blogspot.com