quarta-feira, 22 de abril de 2009

Duvida de leitores: Comportamento do consumidor no ponto-de-venda.

Pergunta enviada por D.Castanhari

Caio, boa noite, tudo bem?

Inicialmente quero parabenizá-lo pelo blog e dizer que já está listado entre meus favoritos.
Gostaria de solicitar a você a gentileza de uma informação: como consigo obter dados sobre os impactos que o merchandising gera no consumidor no PDV?
Exemplos: quantas mensagens o consumidor recebe antes de se decidir pela compra, a velocidade que os olhos percorre nas prateleiras, quantos % vende-se mais expondo o produto no ponto-focal, qual o % de efetividade de um display, quanto se perde em não abastecendo as gôndolas...coisas assim.

Agradeço à colaboração.
D. Castanhari


Olá Castanhari

Agradeço aos elogios ao blog e por sua preferência.
Existem alguns dados como este em associações como Latin Panel e Popai, duas das mais indicadas.
Entretanto essas informações são cada vez mais segmentadas, possuindo pesquisas e dados correlatos à cada segmento de varejo.

Assim sendo, normalmente os dados levantados nas pesquisas feitas por entidades como estas sobre o varejo de supermercado, tem dados totalmente distintos quando relativos ao varejo de construção, ou ao varejo farmacêutico.

Para obter esses dados, provavelmente voce terá de se associar à essas entidades, e provavelmente terá de adquirir os mesmos. Desde que a informação que voce precisa seja específica de apenas um segmento de varejo, lhe aconselho como segunda alternativa buscar entidades como Anamaco, Abras, Apas, etc.

Espero ter lhe ajudado

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.blogspot.com