quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dúvida de leitores: Qual é a música ?

Pergunta enviada pela leitora Renata Dassiê

Bom dia Caio,

Desculpe estar escrevendo um post tanto tempo depois da materia publicada (nota do Caio: ela se refere ao post sobre música no ponto-de-venda, que voce pode ver clicando "aqui") mas gostaria de mais informações sobre que tipo de música colocar...
Trabalho em um estabelecimento voltado para a área de ferragens e fechaduras, voltada para um perfil classe média, classe média alta em Niterói (RJ).

Que tipo de música poderia colocar?

Grata,
Renata Dossiê

Olá Renata.

Primeiramente, nao ha com o que se preocupar. O blog tem como serviço buscar responder a qualquer dúvida, mesmo que o assunto ainda nao tenha sido abordado aqui no blog. Sendo assim, mesmo perguntas relacionadas a assuntos antigos serão respondidas.

Olha, pelo que eu vejo, acredito que não há muita novidade sobre esse seu perfil de consumidor.
O que vale aí é o bom senso.
De modo a não errar, recomendo músicas do tipo "flashback", na maioria das vezes lenta (o que a gente chamava de musica de bailinho na minha época de garoto...rs), e preferencialmente internacionais (incrivelmente, a musica internacional agrega valor de maneira mais fácil do que as musicas nacionais).

Você pode até arriscar músicas de cantores nacionais, desde que com certo cuidado. Vale a pena músicas de artistas como Maria Rita ou Marisa Monte, mas esqueça, por exemplo, Ivete Sangalo ou qualquer um desse genero.

Como estamos falando de um produto de acabamento (fechaduras) e de um publico mais sofisticado, devemos buscar utilizar a musica nao apenas para acalmar o cliente no ponto-de-venda (lembre-se: musica calma faz com que o cliente relaxe e escolha mais tranquilamente os produtos), mas também para agregar valor e valia para seus produtos.

Eu nao sei se no rio essas rádios são tocadas, mas acredito que o correto são musicas como as tocadas em rádios como Alpha FM, Antena 1 e Transamérica Light.

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.blogspot.com/