quarta-feira, 22 de abril de 2009

Duvida de leitores: Renovação de estabelecimento material de contrução

Pergunta enviada por Elisa Ferreira de Oliveira, de Governador Valadares (MG)

Bom dia caio

É a primeira vez que entro no seu site e gostei muito.
Bom.. minha familia tem uma loja de material de contrução, ferramentas e ferragens com cerca de 25 anos de vida, contudo meu pai ja esta desgastado com tanto trabalho e não tem pique para uma renovação de mercadorias. Quanto ao layout, estou la todos os dias fazendo limpeza e tentando organizar as mercadorias, mas quero fazer uma mudança nas prateleiras (de modelo antigo) e aproveitar mais o espaço e também acrescentar mercadorias mais atuais, ou seja, reestruturar mesmo, gostaria de uma sugestão ou opinião sobre essas mudanças.
Já procurei o SEBRAE, mas não fazem este tipo de consultoria. Sou de Governador Valadares (MG), formada em psicologia e estava trabalhando há 2 anos em um supermercado daqui o qual saí justamente para alavancar a loja.

Me ajude. Não sei por onde começar. A loja chama-se DISTRIBUIDORA PROGRESSO, pois antes era uma distribuidora de cimento, cal... só para vc ter noção esta sem placa a quase um ANO !!!!

Obrigada.
Elisa Ferreira de Oliveira



Ola Elisa.

Muitas coisas para serem comentadas, com certeza. Então vamos por partes:

1.) É interessante sempre mudar e buscar se inovar no mercado, mas o mais importante é saber o porquê de mudar. Busque se informar quais produtos estão sendo procurados na região e que poderiam ser encontrados em sua loja. Isso daria uma boa pista de quais produtos buscar inserir dentro do mix.

2.) Equipamentos e ambiente de loja são importantes, mas nada supera a organização. Mais do que um pouco de cada coisa, busque tornar sua loja especialista em algum produtos, sejam materiais básicos, ou até mesmo acabamentos, mas sua loja deve buscar sempre se tornar referencial em alguma categoria de produto. Esse é um dos passos para o sucesso.

3.) Estranho o fato de o Sebrae nao possuir esse tipo de consultoria, o que pode ser apenas em sua região, pois já vi este tipo de programa em várias localidades ao longo do país. Entretanto, uma vez que a consultoria do mesmo não é possível, lhe aconselho a buscar um escritório de arquitetura ou um consultor especializado da região para lhe atender no que voce precisa.

4.) Quanto ao nome da loja, realmente seria necessário considerar um novo nome. Desde que a atividade de distribuição hoje não seja seu forte, o mesmo está destoando da função. Como conselho, caso o nome seja forte na região, por que voces não mudam para algo como Progresso Materiais para Construção ? O nome progresso ainda está lá, mas com outra leitura, mais em sintonia com a atual atividade.

5.) Placas ou fachadas são importantes instrumentos de captação de clientes, além de servirem para facilitar sua localização e força no mercado. Corrijam este problema imediatamente.


Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.blogspot.com