sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dúvidas de leitores: Montando uma loja de bijouterias e acessórios

Pergunta enviada pela leitora Vanessa Setter


Olá Caio!

Parabéns pelo seu blog, realmente bem interessante! Adorei.
Caio, tenho uma loja de bijouterias e gostaria de fazer uma pequena reforma de fachada, cor e vitrine, gostaria de saber de você algumas dicas de como elaborar essa vitrine, que cor devo usar para chamar mais a atenção do meu cliente, como desenvolver uma fachada legal, pois a antiga era de loja de rua e nós mudamos para dentro de uma galeria, o nome da loja é Glamour Acessórios,tem aproximadamente 15 metros quadrados, e hoje é totalmente branca, com móveis na cor branca, cinza e cromado. Foi colocado um papel de parede, olhe e me diga se ficou bom. Amanhã será colocado um piso laminado, ele é cinza e branco, bem bonito.
Quero atingir um público com poder aquisitivo mais alto, então preciso caprichar. Como não tenho muita grana para investir, peço a sua ajuda nesta parte do projeto.

Desde ja agradeço.Vanessa Izidoro Setter

Ola Vanessa

Analisando as fotos que você me enviou:

Eu acho que sua loja está muito "branca", fria demais para valorizar os produtos que você está vendendo.Vi que a maioria dos acessórios e produtos é colorida e bonita.
Acredito que o papel utilizado no fundo é interessante, entretanto, eu aconselharia voce utilizar um outro tipo de papel de parede pela loja toda, inclusive nesse fundo, de um tom mais neutro, mais para o bege.Do contrário, uma outra alternativa seria a utilização de uma luz mais amarelada e amena. Isso criaria uma loja mais conceitualizada, criando maior valia para as peças, principalmente agora que você está colocando o piso laminado (madeira), conforme você está dizendo.
O piso de madeira costuma a criar um resultado interessante quando acrescido de uma iluminação mais "quente" no sentido de confortabilidade. Substitua essas luminárias por um trabalho de gesso com lâmpadas do tipo dicróicas, e você terá uma loja com ambiente diferente !
Quanto à vitrine: Talvez eu trocaria tanto vidro, por prateleiras de madeira, talvez utilizando até mesmo um pouco mais de altura. Isso me daria mais espaço para a exibição de produtos e para a criação de vitrines mais interessantes. Se o vidro me dá a transparência de observar o que está exposto abaixo, por outro lado, nao cria valia à peça. Imagine um fundo de madeira, ou ainda, uma prateleira revestida num veludo ou outro tecido ?
Acredito que sua parede do lado esquerdo possui produtos muito altos. Sempre pense em uma pessoa de 1,50m comprando. Ela conseguiria visualizar adequadamente e alcançar esses produtos ? Desça um pouco, afinal de contas, existe espaço no ponto-de-venda que não está sendo utilizado.
Uma idéia bastante interessante e barata é a utilização de painéis em MDF canaletado (tambem chamados de slatwall), onde voce pode exibir seus produtos de muitas maneiras diferentes, utilizando desde ganchos e suportes, até mesmo prateleiras.
Quanto ao nome:
O nome você já tem para a loja e ele é ótimo, sem dúvidas. Glamour, é bom, bastante sofisticado. Busque agora estampá-lo em algum lugar da loja. Talvez bem grande, nessa parede atrás do balcão, o que acha ?
Agora, atenção à maneira como você irá representar esse nome. Veja esses exemplos abaixo:
A maneira com a qual representamos seu nome identifica um tipo de produto ou consumidor. Ou seja, não adianta escolher ou decidir um logotipo apenas porque você o considera "bonito". É importante escolher de maneira cautelosa. Veja esses exemplos:



Todos eles estão bastante femininos e agradáveis, entretanto:

O primeiro logotipo denota uma empresa mais jovial, com acessórios e bijouterias mais "teen"
O segundo usa uma fonte bastante clássica, talvez dando valor às peças, mas funciona de maneira totalmente contrária a primeira versão, sendo direcionada para um público mais maduro.
O terceiro vai numa linha mais moderna, dinâmica, fazendo o perfil de um consumidor entre o teen e o maduro, talvez até atingindo esses públicos.
O ultimo utiliza uma linha de fontes utilizadas por grandes joalherias, como a Vivara ou a H.Stern. Perceba que usar todas as letras em maiúscula cria um bom efeito.
Espero ter lhe ajudado.
Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.blogspot.com/