quarta-feira, 29 de abril de 2009

Livro Sugerido: Vamos às compras ! (edição revisada) - Paco Underhill

Vamos às compras ! A ciência do consumo (edição revisada)
Paco Underhill

Ola a todos

Recentemente foi lançada a nova edição do "Vamos às compras !", de Paco Underhill, um dos livros que eu acredito que devem fazer parte de uma biblioteca básica para quem trabalha ou se interessa por varejo. Abaixo a descrição. Adquira o livro pelo link abaixo (Submarino) e parte da venda é revertida ao blog.
Descrição:
Com nova edição, revista e atualizada, o livro Vamos às compras, lançado no Brasil pela editora Campus-Elsevier e sucesso no mundo inteiro, traz um estudo de anos sobre o comportamento do consumidor no momento em que ele entra numa loja. O guru revolucionário do varejo, Paco Underhill, mostra novas pesquisas mercadológicas e observações que abrangem o mercado emergente como as últimas tendências online, além de um guia detalhado das lojas, shoppings e ambientes de varejo mais inovadores do planeta.

A ciência das compras é uma disciplina híbrida - parte ciência física, parte ciência social e apenas parcialmente ciência de um modo geral, uma vez que também é uma arte. Mas é, também, um campo objetivo, preocupado em fornecer informações que possam melhorar a vantagem competitiva de um comerciante ou de uma empresa e diminuir os custos de uma decisão errada.

O autor lembra que os fatos básicos da anatomia humana permanecem mais ou menos os mesmos, mas as lojas em si, os gostos e o comportamento dos shoppers continuam a evoluir. "O que torna a ciência das compras interessante é que as coisas mudam e ainda nos surpreendemos. À medida que evoluímos como espécie, as mudanças se evidenciam tanto no que diz respeito ao modo como fazemos compras quanto em relação ao que compramos. Isso posto, existem constantes que se relacionam ao que somos biologicamente, e dedicamos grande parte deste livro a essas constantes", afirma Paco.

A lista de particularidades estudadas pelo autor cresceu a cada novo projeto. Na última contagem, ele e sua equipe mediram cerca de mil diferentes aspectos relativos à interação shopper/loja. A partir do resultado desses estudos, foi possível conhecer uma boa quantidade de fatos a respeito do comportamento de seres humanos em uma loja. Entre outras coisas, pode-se, por exemplo, dizer quantos homens comprarão jeans que experimentam no provador em comparação ao número de mulheres que fizeram o mesmo (65% contra 25%) ou quantas pessoas que entram em uma loja de computadores pela manhã de sábado irão de fato fazer uma compra. (em torno de 4%).

Trata-se de um relato sobre a evolução da cultura do consumo, sobre a guerra que envolve comerciantes, profissionais de marketing e clientes cada vez mais informados. Uma verdadeira cartilha sobre a ciência de fazer compras.


Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
Post Anterior
Próximo Post

0 comentários:


Não deixe de participar!
Qual sua opinião sobre o conteúdo acima?