terça-feira, 21 de abril de 2009

Notebook com preço errado vira caso de polícia no interior de São Paulo

Publicado por O Globo

Vários consumidores registraram boletim de ocorrência contra a rede atacadista Makro, em Ribeirão Preto, a 330 quilômetros da capital paulista, nesta terça-feira. Eles alegam que a loja se recusou a vender um notebook pelo preço anunciado no jornal de ofertas da rede. O jornal de publicidade da rede Makro anunciava o preço de R$ 899 e muitos consumidores acordaram cedo no feriado para garantir um lugar na fila.
O metalúrgico Maicom Mortol saiu de Porto Ferreira, a 90 quilômetros de Ribeirão Preto e foi um dos primeiros a chegar.
- Conversei com a gerente, ela disse que a ordem era para não entregar nenhuma peça, que foi um erro deles e que não era o valor correto - afirmou.
A operadora de caixa Silmara Aparecida Lunardelo recebeu o jornal em casa e queria comprar o computador para o marido.
- Eles poderiam ter mandado outro jornal com o preço correto - diz.
Nenhum computador foi vendido pelo preço anunciado. Em nota, a assessoria de imprensa da rede Makro informou que houve erro no valor do notebook publicado no encarte especial de Dia das Mães - o preço correto do produto é de R$ 1.899. A assessoria afirma que já tomou todas as medidas legais junto aos órgãos de defesa do consumidor e utilizou alguns dos principais veículos de comunicação do país, além de seus canais internos, para informar o valor correto aos consumidores.
O diretor da Associação de Defesa do Consumidor (Adecon), Luiz Alberto Mattos, afirma que nesses casos o consumidor deve mesmo registrar um boletim de ocorrência de preservação de direitos.
- A publicidade enganosa é um crime que pode dar de 3 meses a um ano de prisão, além de multa. A partir do momento que a empresa não fez a errata como está determinado na lei, ela tem que cumprir a oferta - afirmou.
De acordo com Mattos, o erro da publicação não é justificativa para a loja deixar de entregar o produto.
- A errata tem que ser feita da mesma forma como ela fez a publicidade - afirmou.