segunda-feira, 13 de abril de 2009

Notícias: Crescimento do varejo diminui em março

Publicada por Pequenas Empresas, Grandes Negócios

A atividade do comércio varejista nacional cresceu 3,6% em março, em comparação com o mesmo período de 2008, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio divulgado nesta segunda-feira (6).
Porém, em relação a fevereiro e janeiro deste ano, observa-se uma queda, uma vez que em fevereiro o crescimento havia sido de 3,9% e de 5,1% em janeiro.
A alta da atividade comercial de obtida em março deste ano foi liderada pelo setor de veículos, motos e peças (+11,3%), seguida pelo segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática (+9,2%). O varejo de combustíveis e lubrificantes teve alta de 2,3%; tecidos, vestuários, calçados e acessórios apresentou elevação de 1,6%; e os supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas registraram alta de 0,4%. O setor de material de construção registrou recuo de 6,8%.
No acumulado do primeiro trimestre de 2009, o setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, teve alta de 8,8%, em relação ao 1º trimestre de 2008. O ramo de veículos, motos e peças, com elevação de 7,7%, também foi destaque no crescimento agregado. Na ponta negativa destacaram-se os setores de tecidos, vestuários, calçados e acessórios e de material de construção, com quedas de 1,8% e de 8,1%, respectivamente.