sexta-feira, 3 de abril de 2009

Notícias: Inadimplência sobe e vendas no varejo paulistano caem 7,8% no 1º tri

Publicada em O GLOBO
por Valor Online

Os efeitos da crise de crédito e de confiança nos consumidores resultaram em uma baixa de 7,8% nas vendas a prazo no varejo paulistano no primeiro trimestre deste ano, ante o mesmo intervalo do ano passado. Os dados foram divulgados há pouco pela Associação Comercial de São Paulo (SCSP), que revelou também que o acesso ao cadastro de pessoas físicas para vendas à vista, por cheque, recuou 3,2% em relação ao primeiro trimestre de 2008.
Apesar da baixa significativa no acumulado do trimestre, os dados de março mostram que o setor ensaia uma recuperação. As vendas a prazo calculadas pelo acesso à base da associação cresceram 22,5% em relação a fevereiro - que foi um mês mais curto. Nesse período, as vendas à vista aumentaram 21,1%.
Os dados revelam também um aumento de 8% na inadimplência dos consumidores nos primeiros três meses do ano, ante o mesmo intervalo de 2008. Já os cadastros cancelados, ou seja, de compromissos honrados, ficou praticamente estável, com aumento de apenas 0,3% na comparação com os primeiros três meses do ano passado.
Os dados isolados de março mostram alta de 18,5% nos registros de inadimplentes na comparação com fevereiro e aumento de 8,5% nos registros cancelados no período em análise.
Em relação a pessoas jurídicas, a ACSP informa que no trimestre houve aumento de 5,3% no número de falências requeridas na capital paulista. No mês de março, a expansão foi de 22% ante março de 2008 e de 27,1% na comparação com o mês de fevereiro.
(Valor Online)