terça-feira, 21 de abril de 2009

Notícias: Lula manda BB e CEF ajudar varejistas

Publicado no Blog do Noblat
Por Kennedy Alencar

Por ordem direta do presidente Lula, os dois principais bancos federais, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, abrirão novas linhas de crédito para as financeiras de grandes lojas de varejo.
Segundo apurou a Folha, Lula tomou a decisão após uma série de conversas de representantes do setor com ele e a equipe econômica. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi o principal interlocutor. Lula quer estimular a venda de eletrodomésticos para tentar obter um resultado positivo do PIB já em 2009, embora analistas do mercado estejam prevendo recuo de 0,49% no ano.
O BB e a Caixa foram orientados a conversar com grandes redes de varejo, como Casas Bahia, Magazine Luiza e Extra, a fim de mapear a demanda desses grupos para suas financeiras. Segundo dados do governo, o grosso do crédito aos consumidores de bens duráveis (como fogões e geladeiras) é fornecido por essas redes. O cliente chega à loja e faz ali mesmo o seu crediário.
As grandes redes se queixaram da dificuldade de crédito e das altas taxas de juros. Bancos privados estão mais seletivos por causa da crise. A orientação de Lula é fornecer crédito a menores taxas e irrigar a economia com mais recursos.
Segundo as grandes redes varejistas, houve elevação da inadimplência, mas num patamar razoável, que seria atenuada com alta nas vendas.