segunda-feira, 27 de abril de 2009

Notícias: Uso de cartões eletrônicos aumenta em média 17% ao ano, informa BC

Publicada por O GLOBO
por Patrícia Duarte

O Banco Central (BC) divulgou há pouco uma nova versão do Diagnóstico do Sistema de Pagamentos de Varejo do Brasil, que mostra que a população continua utilizando cada vez menos os cheques para fazer seus pagamentos, e aumentando o uso dos cartões de pagamento. Nos últimos quatro anos, a taxa média de crescimento anual de utilização dos instrumentos de pagamento eletrônicos foi de 17%, ao passo que a do cheque apresentou redução média de 9,3% ao ano.

Em 2008, em comparação com 2007, a quantidade de cheques emitidos caiu 5,2%, o que fez com que a participação desse instrumento na quantidade total dos pagamentos de varejo sem o uso do dinheiro fosse reduzida de 19% para 16%.

Os cartões de pagamento se destacaram pelo aumento da sua participação relativa no total de pagamentos de varejo sem o uso do dinheiro, de 50,3% em 2007 para 53,8% em 2008. O canal de atendimento com maior utilização continua sendo as redes de terminais de auto-atendimento (ATM), por meio das quais foram realizadas 32% das transações bancárias em 2008. Em relação a 2007, as transações utilizando correspondentes bancários aumentaram 6%.