segunda-feira, 27 de abril de 2009

Notícias: Vila Olímpia vira sonho de consumo dos shoppings

Publicado por Portal Exame



A condenação a 94,5 anos de prisão por importação fraudulenta de produtos está longe de ser o único problema para Eliana Tranchesi, a dona da Daslu.

Considerada um dos maiores templos do luxo no país, a Daslu terá de enfrentar a partir dos próximos meses uma concorrência feroz pelos consumidores endinheirados. Até 2010, a inauguração de dois shopping centers e a ampliação de um terceiro empreendimento devem transformar a região da Vila Olímpia, onde está a Daslu, em uma espécie de "Boca do Luxo" da cidade de São Paulo.

Os três shoppings contarão com 504 novas lojas na região - ou cerca da metade do total de lojas que serão abertas em shoppings na capital paulista até o final do próximo ano. A Vila Olímpia, na zona sul da cidade, se tornou conhecida na última década por abrigar algumas das mais sofisticadas casas noturnas paulistanas. Além disso, a abertura de dezenas de edifícios comerciais permitiu que grandes empresas transferissem suas sedes e escritórios para o bairro. Além da gigantesca loja da Daslu e do shopping Cidade Jardim, já em funcionamento, a Vila Olímpia em breve ganhará outros dois empreendimentos: o shopping Vila Olímpia, com inauguração prevista para novembro de 2009, e o JK Iguatemi, prometido para outubro de 2010.

Já o shopping Cidade Jardim planeja abrir um novo piso com mais 60 lojas daqui a cinco meses. Apesar de cada um desses empreendimentos ter características distintas, é bastante provável que os shoppings acabem por disputar os mesmos consumidores.

Segundo Luiz Fernando Veiga, diretor-executivo da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), em geral mais de 50% das pessoas que fazem compras em um shopping são moradoras ou freqüentadoras assíduas da região.