segunda-feira, 18 de maio de 2009

Cadastro positivo pode favorecer ampliação do crédito e redução

A Fecomercio defende a aprovação no Congresso Nacional do projeto de lei que cria o cadastro positivo, de iniciativa do deputado Bernardo Ariston (PMDB/RJ). Modalidade de banco de dados que registra informações sobre dívidas pagas em dia, o cadastro contribuiria para a segurança e eficácia dos negócios, pois permitiria uma avaliação mais abrangente do histórico financeiro dos consumidores. De acordo com a Fecomercio, como consequência disso, o cadastro positivo poderá favorecer a ampliação do crédito e a redução das taxas de juros praticadas no mercado, bem como do spread bancário.

“O cadastro positivo é um forte instrumento para que os juros baixem também para os consumidores, que são os mais interessados em todo esse processo. Além disso, contribui para que micro e pequenas empresas se tornem ainda mais competitivas”, afirma Abram Szajman, presidente da Fecomercio.

Atualmente, os bancos de dados de proteção ao crédito registram apenas uma única informação sobre o histórico de pagamentos de um indivíduo ou empresa, ou seja, se ele está ou não com dívidas em atraso. O fato de não existir uma informação mais precisa sobre o comportamento do consumidor faz com que os empresários imponham restrições à venda, como piores condições de pagamentos, maiores taxas de juros e exigência de garantias, por exemplo. No caso de empréstimos e financiamentos, uma informação negativa pode impedir o acesso ao crédito.

Para a entidade, um mais amplo acesso à informação também permite que as micro e pequenas empresas se tornem mais competitivas. Os empreendimentos de pequeno e médio porte representam, quantitativamente, a ampla maioria dos negócios em operação no Brasil. Esses empresários, de modo geral, não possuem a estrutura das grandes corporações, que por meio de departamentos de pesquisa constroem cenários e planejam de forma estratégica suas ações. “O cadastro positivo, portanto, representaria uma ferramenta de suporte para os pequenos e médios, para que desenvolvam suas atividades com mais inteligência”, acrescenta Szajman.

Sobre a Fecomercio
A Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Representa 151 sindicatos patronais, que abrangem cerca de 600 mil empresas, um universo que corresponde a 10% do PIB brasileiro e gera em torno de cinco milhões de empregos.