terça-feira, 12 de maio de 2009

Cresce o número de cheques honrados no Brasil

A crise financeira, que assombrou a economia mundial, tem dado sinais de estabilidade e os brasileiros começam a reestabelecer o controle financeiro. Segundo a última pesquisa realizada pela TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo, os cheques honrados voltaram a crescer no país. No último mês de abril, do total de cheques emitidos, 97,16% foram honrados, o que significa um aumento de 1,06% quando comparado com o mês anterior. Já em relação ao ano passado, o saldo também foi positivo, com alta de 1,41%.

"Apesar da instabilidade inicial gerada pela crise, a economia parece dar sinais de melhora. Com isso, os varejistas se sentem mais confiantes e a lenta retomada do crédito já pode ser sentida pelo mercado. Neste momento, os consumidores retomam o controle financeiro lentamente e voltam a honrar seus pagamentos, porém priorizando os itens de primeira necessidade e com menores prazos de pagamento", explica José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

No ranking por Estado, a Paraíba se manteve na liderança dos cheques honrados com 98,40%, um crescimento de 0,92% comparado a março passado. Na sequência da lista estão Santa Catarina (98,08%), Goiás (97,92%), São Paulo Interior (97,91%), Paraná (97,90%) e Sergipe (97,78%). E para manter a lucratividade dos negócios, o cheque continua sendo a melhor opção de crédito, tanto para o lojista, quanto para o consumidor. "Com a recuperação nos negócios, para fidelizar os clientes, o varejista deve continuar a oferecer vantagens na hora dos pagamentos, realizando parcelamentos e promoções. Neste momento, o cheque é ideal porque possibilita a negociação direta entre cliente e lojista", finaliza Praxedes.

Cheques Fraudados

O número de cheques fraudados caíram, motivando os lojistas a trabalharem com esse meio de pagamento. De acordo com a TeleCheque, em abril, o indicador apontou apenas 0,17% de cheques fraudados, uma queda de 5,56% quando comparado com o mês de março. De qualquer forma, a empresa alerta que os cuidados na hora do recebimento do cheque devem continuar. Entre os principais cuidados, destacam-se: pedir sempre documento de identificação, não aceitar cheques rasurados ou de terceiros e anotar um telefone de contato no verso.

Fonte: TeleCheque