terça-feira, 12 de maio de 2009

Dúvida de Leitores: Lóvis Tóris (ou Love Story)

Pergunta enviada por Fernanda Gomes
São Paulo-SP

Caio,

Será que poderia opinar em algo?
Estamos em polvorosa com a possibilidade de um site novo.
E acabamos entrando a fundo na questão de nomes, marcas e resolvemos reformular nosso trabalho e na maneira como o apresentamos.
Estamos pesquisando um nome novo, e nos questionando sobre como trabalhar isso da melhor forma.
Foram algumas reuniões da semana passada para cá.
a dúvida maior é trabalhar o nome do estúdio ou o meu nome? Mas e o nome dele?
Temos um produto único que é a video retrospectiva - que tem este nome de remédio genérico. E então eu pensei muito e resolvi que o nome dela agora é Lóvis Tóris.
Mas o que é Lóvis Tóris? Além de ser a corruptela de Love Stories...
Lóvis para cá, Tóris para lá... percebemos que Lóvis Tóris é o nome da nossa linguagem. é a nossa maneira muito particular de falar de amor, contar causos, e trabalhar o que chamamos de "memória afetiva"
Então começamos a viajar e a incluir o nosso modo de falar de amor e de retratar as imagens no conceito "Lóvis Tóris".
Eu produzo vídeo comemorativo para níver de 90 anos, 10 anos de casados, 25 anos de casados - com locuções, roteiro, vídeo com depoimentos - tudo isso com a minha direção (estou acostumadíssima a dirigir atores e não atores e a selecionar as pessoas para comerciais e representar papéis).
Então a gente chegou à conclusão que faltava explicar e mostrar para as pessoas o quanto isso é especial. Tome-lhe "Lóvis Tóris".
E aí eu e Nelson começamos a nos confundir... e achar que "Lóvis Tóris"somos nós... e que a identidade da empresa precisaria ser mais original. Existem 3 empresas com o nome Infinito. E olhe que nunca aparecemos no google quando vc procura por infinito ou quando vc procura por nanda gomes.
E então estamos nesta fase...
Somos bem humorados, e sentimos que nosso público aprecia isso.
Ao mesmo tempo falamos de amor de uma maneira leve, suave, sem sermos brega.
Mas acho que precisamos ser originais e que vamos ganhar pela originalidade.
Chique - bem, não somos ranhentos, mas minha sala não é daquelas assinada por arquitetos...
Estamos num conceito clean: laranja, branco e preto.
Pensei em fazer uma recepção - atualmente clean - com ícones fotográficos do amor cigano/ amor bandido/ etc.
O que vai me diferenciar dos grandes nomes que preciso enfrentar como concorrentes ?
O que vai me fazer ganhar desses caras é na linguagem. A originalidade vai me fazer ganhar deles (já ganhei algumas brigas).
E vc? O que acha?
Poderia opinar?
Eu vou precisar de tempo para comprar esta briga... mas no ambito virtual, é uma questao de ser esperto no posicionamento.
Aproveitar o que tenho de inovador... "linguagem".

Junto com "Lóvir Tóris" viria uma identidade que brinca com o "brega" do amor e da paixão. Nossos orçamentos teriam nomes de cantores brega.. por exemplo Wando, Waldick Soriano, Rosana, Nelson Ned (1 fotógrafo e 1 cinegrafista - para aqueles casamentos de baixo orçamento, mas de quem faz questão de uma cobertura criativamente econômica e pequena).
Eu realizao o casamento do cara da classe média que quer um trabalho diferenciado, bem feito e exclusivo para ele. E também realizo o casamento do cara da classe alta que me escolheu porque algum amigo consumiu o meu trabalho e atestou positivamente. Mas dificilmente ele me escolheria se eu não tivesse sido indicada, ou pq não estou ao alcance nas midias mais chiques (catálogo Caras/ Vogue Noivas/ Casar) ou pq ele vai vir me visitar e vai achar que o outro cara mais luxuoso tem mais estabilidade do que eu e poderá trata-lo melhor. ainda não sou conhecida das grandes assessoras de casamento e o esquema de venda de casamento é meio travado para foto e vídeo pois exige-se cadastramento prévio para se trabahar em muitos ambientes (igrejas e buffets).

Por exemplo, fizemos um vídeo de declaração de uma noiva para um noiva, foi exibido como surpresa no casamento deles. O noivo era a vítima da surpresa. Ela fez uma declaração de agradecimento e fizemos uma fusão dela cantando Rosana "Como Uma Deusa" - as pessoas foram ao delírio. Foi o maior sucesso e as mulheres passaram a noite repetindo a coreografia que eu fiz com a noiva pro vídeo. E olha que o DJ não tinha a trilha de Rosana para exibir durante a noite, então as pessoas faziam a coreografia com a música que tivesse tocando... hit parade total!

Bem...é isso aí...
Queria ouvir vc...
Como especialista em PDV... o que vc acha?
Acha que devo ousar?
Por favor, me escreva alguma coisa!
abs e obrigada desde já...

Nanda Gomes

Wow ! Nossa ! Realmente uma pergunta gigante !

Aos leitores amigos do blog, a Infinito, da Nanda Gomes (ou Lóvis Tóris) é uma das empresas que tive a oportunidade de atender na Fotografar 2009.
Nanda, você me pede para opinar, mas eu realmente acredito que você já tem com você mesmo todos os fatores de um produto de sucesso:

Posicionamento
Determinação
Irreverência
Diferenciação


Está tudo aí: a irreverência, e a utilização do inusitado como uma ferramenta de diferenciação, saindo do senso comum e oferecendo algo novo à um público que carece de ofertas diferenciadas, normalmente apenas diferenciados em qualidade e preço.

Sair do senso comum pode ser uma excelente saída: Mas uma coisa é muito importante: voce tem a mesma probabilidade de falhar ou de dar certo nesse caso. Ser diferente todo mundo pode, mas criar impacto depende de atitude e boa divulgação. Acredito que a propaganda boca a boca, estratégias de marketing viral e utilizar todas as ferramentas digitais possíveis, de blogs ao twitter valem muito a pena, assim como apostar em propagandas em sites como o Google ou o Yahoo, ponto de partida para muita gente que procura os serviços desse tipo de evento.

Boas sacadas na hora de divulgar, e nao apenas na hora de criar o produto (que ao meu ver está excelente, e com certeza, tem demanda de mercado para sua idéia), pode ser o grande fator para o sucesso.

Pense assim: O que transformou uma sandália de borracha sem graça e desvalorizada pelo mercado em um ícone de moda ? O produto nao mudou, mudou a forma de divulgá-lo. Saiu o Chico Anisio, entrou a Gisele Bundchen ! rs.

Encontre o seu nicho de mercado. Persiga-o. Encontre formas de aparecer primeiro para ele. Vá a festas bregas, vá à festas de flash-back. Divulgue panfletos num numa kombi ou num fusquinha colorido passeando na Rua São Caetano (tradicional rua de noivas de São Paulo) !!!!

Enfim, boa sorte, o resto você já tem.

Um grande abraço e boas vendas !

Caio Camargo

FALANDO DE VAREJOwww.falandodevarejo.blogspot.com