terça-feira, 12 de maio de 2009

Dúvidas de leitores: Mercado e concorrência

Pergunta enviada por Sergio Burlamaqui

Olá Caio!

Sou um leitor assíduo do seu Blog e já lhe enviei uma dúvida anteriormente sobre minimercados. Acontece que agora estou muito próximo de abrir o meu minimercado (ou comprar um já em funcionamento) e algumas dúvidas e receios sempre acabam surgindo. Gostaria muito, se possível, que você avaliasse alguns pontos e desse o seu parecer.

1. Quais são as vantagens e desvantagens de abrir um negócio perto de um concorrente?Será que, de certa forma, posso "aproveitar" o bom movimento de clientes de um concorrente e atraí-los para o meu minimercado com preços interesses e qualidade no atendimento?

2. Se eu optar por comprar um negócio que já funcionava no mesmo local há algum tempo, que cuidados eu devo ter na hora de implementar algumas modificações? Exemplo: estou avaliando alguns minimercados, e noto que alguns têm uma forma "antiquada" de se trabalhar. Inclusive no que se refere ao layout da loja, iluminação, cores, etc. O que você sugere neste caso para que cause menos impacto negativo para os clientes? Que eu vá implementando estas modificações aos poucos ou você acha que estas mudanças não vão causar nenhum impacto negativo nos clientes?

3. Estive pensando e não gostaria de depender somente do varejo. Pensei em atuar no mercado como um pequeno atacadista, atendendo e abastecendo pequenos lojistas. Você acha que esta mistura pode ser saudável para o negócio?

Desde já agradeço sua atenção e, mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho que vem realizando com o seu blog sobre varejo.

Sérgio Burlamaqui


Olá Sergio.

Que legal vê-lo por aqui novamente. Seja sempre bemvindo, assim como todos que estão sempre visitando o blog.

Sobre suas perguntas, quanto à concorrência, em um artigo já postado aqui no blog, falei sobre esse assunto, e principalmente sobre os pontos positivos de termos concorrentes (para ver esse artigo, clique aqui). Sintetizando um pouco o assunto, a concentração de concorrentes próximos é benéfica, principalmente quando em grande número, obviamente para alguns negócios apenas. Acredito que no seu caso, é provável que o movimento da região aumente, e sim, é possível tirar proveito dessa situação para criar uma boa venda. Ao contrário do que se pensa, por incrível que pareça, não se trata de roubar clientela, mas sim, de atrair mais clientes para o mesmo local. Para quem já estava no local, em alguns casos, é apresentado até mesmo um aumento nas vendas. Pense em grandes avenidas comerciais como a 25 de março (armarinhos), a Rua Santa Ifigênia (eletrônicos), a Rua Oscar Freire (moda chic) e tantas outras que existem por aí. Será que essas ruas nao tem o movimento que tem pela concentração ? Sem tantos concorrentes reunidos, teriam o mesmo movimento ?

Quanto à adquirir um novo negócio. Mudar é sempre bom, principalmente se para melhor. Acredito que o cuidado maior que você deve ter nao se dá especialmente ao layout ou a comunicação visual, e sim, ao tipo de atendimento que o cliente estava acostumado. Se o mercado atendia de forma antiquada, porém simpátical, atrás de um balcão, conhecendo a todos que entravam nele, pode ser que criar um minimercado dotado de checkouts e atendimentos um tanto mais “frios” por assim dizer, pode afugentar um pouco a clientela (nao sei se esta é sua intenção, mas é importante pontuar isso). Entretanto, um caso desses pode ser balanceado, se a oferta de produtos e serviços for melhor do que o praticado e ofertado anteriormente. Fornecer novos produtos, e buscar atender as necessidades dos consumidores locais pode ser a grande chave do sucesso nessa questão. Mesmo assim, acredito que todo mundo deseja um ambiente mais limpo, mais claro, e mais confortável para realizar suas compras, então, assim sendo, toda a mudança é bemvinda, até mesmo, porque a grosso modo, você precisa mostrar ao consumidor local que alguma coisa esta acontencendo, que algo foi mudado, senão, o movimento não aumenta. Uma boa fachada para chamar a atenção e uma loja limpa, clara e organizada são boas pedidas.

Sobre atender varejo e atacado no mesmo local, alguns atacadistas têm conseguido oferecer boas soluções nesse sentido, como o Rodão ou o Atacadão, que de portas abertas, vendem à varejo e ao atacado, sem distinção. Acredito que esse formato dá mais certo, do que formatos como o Makro ou o Sam´s Club, o qual se faz necessário uma filiação antes de iniciar qualquer tipo de compra. O consumidor não gosta de rabo preso. Gosta apenas de associar pela vantagem. Se já têm quem ofereça vantagens sem precisar de associações, acredito que é um caminho mais seguro.

Espero ter lhe ajudado, e pergunte sempre que precisar !

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo

FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.blogspot.com