quinta-feira, 28 de maio de 2009

Livro Sugerido: Vencer no Caos - Philip Kotler e John A. Caslione

VENCER NO CAOS
Philip Kotler e John A. Caslione

Chega ao Brasil, lançado pela Campus-Elsevier, um dos títulos mais esperados de 2009. Vencer no Caos, escrito por Philip Kotler, um dos mais respeitados nomes de marketing do mundo e pelo consultor estratégico John Caslione, mostra o que deve ser feito no dia a dias das empresas em momentos de incertezas.

O livro é um dos primeiros a tratar a crise do ponto de vista de quem está no mundo dos negócios e tem o propósito de oferecer aos gestores referenciais e sistemas para operar em um mundo turbulento, criando condições para resistir em níveis mais altos de risco e incerteza, enquanto operam em uma era de caos crescente.

Com a credencial de quem acompanha de perto a rotina de grandes companhias, os autores afirmam que as empresas precisam criar um sistema de rápida detecção e reação a mudanças.

Kotler e Caslione mostram que para enfrentar períodos de turbulência econômica, é preciso desenvolver uma nova mentalidade. Além disso, apresentam também algumas diretrizes sobre como e onde cortar despesas, como evitar riscos, como ajustar os produtos aos novos valores dos clientes e como preparar e determinar cenários flexíveis e dinâmicos, o que acaba fazendo com que o livro sirva como um guia revolucionário de gestão em tempos de crise.

"A economia em geral começa a retornar a condições normais, mas, na nova era em que vivemos, a turbulência se torna uma condição permanente" afirma Kotler, considerado o pai da teoria moderna de marketing.

A dupla lista, entre outras coisas, o que considera os melhores caminhos para se manter firme durante a turbulência: fazer planejamentos de curta duração, sair do escritório para conhecer o mercado pessoalmente, investir em marketing, já que fazer ao contrário dá aos concorrentes mais agressivos o espaço que precisam para roubar seus clientes, investir em pesquisas para conhecer o cliente e cortar as marcas fracas e valorizar as fortes estão entre as providências capazes de manter uma empresa com seus alicerces inabaláveis. "Em tempos de turbulência, você precisa fortalecer ainda mais suas marcas e seus produtos mais importantes", afirmam os autores.

E atenção! Para aqueles que associam resultados a curto prazos a demissões, um recado dos autores: "Se você demitir bons profissionais durante uma recessão, você terá de provavelmente recontratá-los quando a situação melhorar - o que muitas vezes pode custar mais caro".

Para saber mais ou adquirir este livro, clique aqui

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.blogspot.com