sábado, 30 de maio de 2009

Lojas apostam em estratégia para atrair consumidores

Lojas de Fortaleza estão investindo em coquetéies, happy hour e encontros regados a café, champanhe e chocolate para atrair clientes e aumentar as vendas. Os gerentes garantem que a estratégia está sendo bem recebida pelos consumidores e que está gerando novos negócios

Convite para um café com bolo no fim de tarde, para um happy hour e até para uma conversa com degustação de chocolate e champanhe. Essas são algumas das novas estratégias que os comerciantes da Capital estão utilizando para atrair consumidores e fazer bons negócios. A ideia, segundo os gerentes das lojas, é estreitar o relacionamento com os clientes, mostrar produtos em promoção ou novas coleções e tentar emplacar um dos tipos de divulgação mais eficientes: o boca-a-boca.

Na Lugage, a ordem é convidar os clientes para ir à loja nem que, no primeiro momento, a visita não se reverta em venda. A gerente da loja de roupas femininas, Lavina Pinheiro, explica que o convite não é apenas para que os clientes vejam as peças, mas também para que eles tomem um “despretensioso café com bolo” no fim de tarde. “Toda quinta-feira à tarde tem café com bolo na loja da Aldeota. Neste mês e no próximo, estamos servindo bolos típicos por causa das festas juninas. Na loja da Henriqueta Galeno, o café é às terças-feiras e é servido com pão”, conta.

Na semana passada, os clientes da Lugage também foram convidados para um happy hour. “A ideia é continuar porque a gente tem que fazer tudo para o cliente vir para a loja. O retorno é sempre muito bom porque, mesmo quando o cliente não compra, gera movimento e faz propaganda”, diz Lavina Pinheiro.

A estratégia de promover encontros descontraídos com guloseimas também é utilizada na Jô-iola. Lá, existem semanas temáticas para cada nova coleção, como conta a proprietária Lara Romcy. “Toda coleção tem um nome e eu desenvolvo ações de marketing, como as semanas temáticas. Teve a semana da pipoca, a semana do chocolate, a semana do chocolate com champanhe. No caso do chocolate, fizemos uma parceria com a Sucré e o resultado foi negócios gerados para as duas lojas”, afirma.

Os clientes que comparecem a esses eventos da Jô-iola são os que já têm cadastro na loja e são convidados por email, por telefone e por mensagem de celular, assim como na loja Anamac. “A gente manda torpedo para o cliente que já tem um pouco mais de intimidade com o vendedor. A gente avisa que tem promoção ou alguma coleção nova. Temos tido bons retornos”, diz a gerente Débora Castro.

Já a franqueada da Infanto 13, Thaísa Moreira, facilita a compra com o serviço “Venda Delivery”. “Proporcionamos conforto para os clientes que não têm tempo de ir à loja, mas que não querem deixar de escolher as roupas dos filhos. Então, a gente manda uma vendedora à casa do cliente que deixa as peças por até dois dias. O resultado é maravilhoso, a garantia do cliente ficar com a peça é de 90%. Hoje, esse serviço representa cerca de 30% das vendas da loja”.
Fonte: O Povo Online