sexta-feira, 1 de maio de 2009

Notícias: Gripe afetará comércio mundial, diz OMC

Publicada no O Globo
(Assis Moreira Valor Econômico)
O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, reagiu ao alerta de pandemia como " economicamente uma má noticia " , a começar pelo impacto na área financeira. E projetou queda de 10% no comércio mundial em volume, a maior contração nas trocas em décadas.

De maneira geral, economistas consideram que, se houver pandemia da gripe, a recuperação da economia mundial vai ser retardada ainda mais, já que a atividade econômica e a confiança do consumidor devem desmoronar.

A agência de classificação de riscos Moody´s estimou que o impacto macroeconômico global de uma pandemia de gripe moderada pode causar a morte de 1,4 milhão de pessoas e prejuízos de US$ 330 bilhões - bem abaixo das cifras do Banco Mundial para a gripe aviária mais severa.

Lamy, que deve ser confirmado hoje para mais quatro anos na direção da OMC, jantava ontem com alguns jornalistas em Genebra, tendo salmão e frango no menu, no momento em que o alerta de pandemia era anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Antes, num discurso diante dos representantes de 151 países que devem dar a ele mais um mandato, Lamy observou que " estamos vivendo num tempo de crises, e todo seu impacto social, infelizmente, ainda está para vir " . " Isso inevitavelmente criará pressões políticas " .

Para Lamy, as " tendências protecionistas se propagam " , e nesse cenário o valor das regras do sistema multilateral se tornam também mais aparentes.
Diversos países estão adotando medidas antipandemia, e elevando as tensões.

O comércio internacional de carne suína é de US$ 25 bilhões por ano, em média, tendo os EUA, o Canadá e o Brasil como principais exportadores; Japão, UE e Rússia são os principais importadores. Alguns sites agrícolas já falam de " guerra dos suínos " , numa referencia a países que se aproveitam para frear importações de carne, o que ajuda os produtores domésticos.

Até agora, a OMC não recebeu notificação de interdição de carne suína. Durante a gripe aviária, que teve um efeito depressivo nas economias da China, de Hong Kong e de Taiwan, a OMC recebeu 200 notificações de interdições de importação de carne de frango.