terça-feira, 19 de maio de 2009

Um terço dos supermercados planeja demitir, mostra Apas

A demissão de funcionários ainda persiste como uma das saídas para redução de custos no setor supermercadista e está entre as decisões que podem ser tomadas pelos varejistas perante o impacto da crise econômica global. Foi o que revelou hoje a pesquisa Retratos do Varejo 2009, divulgada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), na abertura do 25° Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados - APAS 2009.
Dentre as empresas pesquisadas em todo Brasil, 34% afirmaram que devem realizar corte de funcionários neste ano, sendo que 12,4% delas disseram que "com certeza" demitirão. A negativa desta questão foi respondida por 43% dos entrevistados, sendo que outros 23% afirmaram que ainda não sabem que atitude tomar diante da crise.

A pesquisa evidenciou também que a redução de custos é colocada como a estratégia mais importante pelas companhias para os negócios deste ano. Dentre as dezesseis estratégias listadas no levantamento, o segundo lugar ficou com a redução de perdas de produtos, seguida da elevação dos resultados financeiros.

A última decisão que os varejistas tomarão neste momento será a expansão, com a compra ou construção de novas lojas, e a penúltima é realizar ações de sustentabilidade. "O brasileiro está acostumado a se adaptar frente à crise, e o supermercado não foge disso", justificou o presidente da Apas, João Sanzovo Neto.

O levantamento mostrou ainda que há setores que oferecem oportunidades de investimentos para os varejistas nos próximos anos. Para setor de vestuário e calçados, por exemplo, a pesquisa evidenciou que apenas 1% dos consumidores fazem compras no supermercado, enquanto 79% compram em outros canais e 20% compram em ambos.

O segmento de eletroeletrônicos também não tem ainda muito sucesso nos hiper e supermercados: apenas 2% das pessoas afirmaram consumir nos supermercados, sendo que 84% compram em outros canais e 14% fazem um mix de consumo.

Fonte: Vanessa Dezem Valor Online